Geoparques reconhecidos pela UNESCO perto de se tornarem Programa Internacional

https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1.0-9/164737_192061767486649_2743201_n.jpg

A 33ª reunião da Comissão de Coordenação da Rede Europeia de Geoparques realizou-se no Geoparque de Sobrarbe, nos Pirinéus espanhóis, dias 27 e 28 de março.

A iniciativa foi considerada uma das maiores reuniões de sempre da Rede Europeia de Geoparques, e contou com representantes dos 58 geoparques então reconhecidos pela UNESCO.

Nos trabalhos marcaram presença Armindo Jacinto, presidente da Naturtejo, Carlos Neto de Carvalho, geólogo e coordenador científico, e Tiago Oliveira, responsável da área de turismo, todos em representação do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, que inclui os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Nesta reunião foram tomadas decisões que deverão levar à criação do Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO, à semelhança de outros programas da organização como os Sítios Património da Humanidade e o Programa Homem & Biosfera.

É de referir que a Rede Europeia de Geoparques faz parte da Rede Global de Geoparques reconhecida pela UNESCO desde 2004. Depois da decisão tomada na última Assembleia-Geral da UNESCO, realizada em outubro de 2013, onde dezenas de Estados-Membros realçaram a importância dos geoparques enquanto territórios-modelo de desenvolvimento sustentável, um grupo de trabalho procura agora estabelecer a forma como a Rede Global de Geoparques, constituída por 100 territórios distribuídos por 30 países do mundo, poderá integrar esta organização prestigiante de ciência, educação e cultura das Nações Unidas.

Armindo Jacinto salienta a importância da criação de um Programa UNESCO para os geoparques, dando reconhecimento internacional a territórios predominantemente rurais como o Geopark Naturtejo, com um património geológico cuja importância é determinada pela União Internacional para as Ciências Geológicas, e que possuem uma estratégia consistente de desenvolvimento sustentável, também ela validada internacionalmente.

Carlos Neto de Carvalho, coordenador científico do Geopark Naturtejo, por sua vez apresentou nesta reunião os resultados do plano de promoção dos destinos geoparques nas principais feiras de turismo do mundo. O Geopark Naturtejo lidera o Grupo de Turismo da Rede Europeia de Geoparques e coordenou as recentes participações dos geoparques na Feira Internacional de Turismo de Madrid e na Feira Internacional de Turismo de Berlim.

Por último, é de salientar que Carlos Neto de Carvalho foi um dos dois especialistas convidados pela UNESCO para fazer a revalidação dos geoparques de North Pennines, em Inglaterra, e de Funianshan, na China, após o trabalho de avaliação desenvolvido pelo geólogo no ano passado com a candidatura da região dos Apeninos Bolonheses, em Itália.

A votação final para a criação do Programa Geoparques da UNESCO decorrerá na próxima Assembleia-Geral da UNESCO, em Paris, no próximo ano.


Conteúdo Recomendado