Gastos no Natal sobem pela primeira vez desde 2009

Neste Natal, e pela primeira vez desde 2009, os portugueses deverão gastar mais nos presentes face ao despendido no ano imediatamente anterior, de acordo com o estudo desenvolvido pelo IPAM – The Marketing School. Os consumidores gastarão em média 271 euros.

O valor que os portugueses deverão gastar em média este ano com as compras de Natal, 271 euros, representa um aumento de 7,2 por cento face a 2013, em que esse valor era de 253 euros.

De referir que os gastos com as prendas de Natal registaram uma quebra desde 2009, até este ano que totalizou os 48%, e só este ano volta a subir, mas mesmo assim para valores inferiores à média de 2009 que rondava os 490 euros. Este ano regista-se um sinal positivo, mas o inquérito do IPAM revela que metade dos inquiridos tenciona gastar menos do que no último Natal.

Entre 11 e 25% do subsídio de Natal é quanto mais de um terço dos inquiridos (35,7%) que vão receber o 13º mês tenciona gastar nas compras da quadra. Três em cada 10 dos inquiridos beneficiados admite que podem gastar até 50%. Além disso, para 78%, os familiares e crianças serão os principais destinatários dos presentes de Natal. Por sua vez, é na aquisição de presentes para adultos que os inquiridos (90%) mais pretendem cortar nos gastos.

Fazendo a comparação com os anos anteriores, os cortes nas prendas para os adultos mantém-se inalterada, para as crianças essa redução tem vindo a diminuir, em 2011 era de 23%, e no ano passado 14%, este ano ronda os 17%.

Quanto à data para a realização das compras mantém-se o mês de dezembro, Curiosamente a percentagem de consumidores que vai aproveitar a época de saldos regista uma subida em 2012, de 10,4%, este ano é de 10,6%, mas em 2011 era apenas de 0,5%. A investigação revela que são mais os portugueses que optam por fazerem compras de Natal antecipadas (15,5%)

No que diz respeito aos locais de compras, os centros comerciais continuam a ser os preferidos 34,8%. As compras de rua andam pelos 33%. Já as compras exclusivamente na Net revelam uma subida este ano, 1,9%, quando no ano passado era apenas de 0,6%.

Brinquedos (34%) para as crianças a par de roupa e sapatos (33%) para adolescentes e adultos. Estes são os produtos que estão no topo da lista de presentes dos portugueses para este Natal.

O estudo das compras de Natal foi realizado entre os dias 1 e 13 de dezembro de 2014, em Portugal Continental, tendo por base uma amostra composta por 460 indivíduos.


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