Fundão ganha núcleo de ciência

Um grupo de jovens espera agora dinamizar eventos tecnológicos quer no âmbito do trabalho regional, quer em termos nacionais. “Projeto NFundão”, assim se designa a mais recente estrutura que nasceu na cidade beirã. Este núcleo com parceria à Associação Juvenil de Ciência pretende desenvolver um vasto leque de atividades para que «a ciência chegue o […]

Um grupo de jovens espera agora dinamizar eventos tecnológicos quer no âmbito do trabalho regional, quer em termos nacionais.
“Projeto NFundão”, assim se designa a mais recente estrutura que nasceu na cidade beirã. Este núcleo com parceria à Associação Juvenil de Ciência pretende desenvolver um vasto leque de atividades para que «a ciência chegue o mais longe possível». Entre a lista de objetivos que a breve trecho os promotores deste núcleo pretende alcançar está a divulgação de eventos e trabalhos de âmbito científico desenvolvidos na região ou que tenham interesse para a comunidade local, mas também, a dinamização de uma componente científica e educativa nas escolas da região. A juntar a isto «o incentivo aos jovens para trabalharem em prol do desenvolvimento de áreas científicas e a aproximação da ciência à população através de eventos abertos à comunidade», acrescentam os mentores da nova estrutura, única no distrito de Castelo Branco, no seu documento de apresentação. O Projeto “NFundão” é formado por 17 elementos, com idades compreendidas entre os 17 e os 21 anos, estando estes no ensino secundário e superior, permitindo uma abordagem mais lata na própria ação científica. Com uma organização interna definida em 2012, o projeto começa agora a dar os primeiros passos na interação com a sociedade e o presente ano «será o de afirmação do ‘NFundão’, contando com um variado plano de atividades como palestras e workshops de diferentes temáticas, desafios científicos para a comunidade estudante das escolas da região, experiências interativas com toda a população da região e promoção de debates e jornadas sobre diferentes temáticas», acrescentam. Já dentro desse conjunto de atividades, no próximo dia 15 de fevereiro realiza-se a primeira palestra/workshop na cidade do Fundão. Subordinado ao tema “Gastronomia Molecular”, o evento conta com a presença de uma associação nacional especialista no assunto (Cooking Lab) e tem a duração de duas horas e meia. A par da apresentação, a iniciativa serve também para a apresentação do “NFundão” e do plano de atividades para 2013 aos participantes.

Conteúdo Recomendado