Fundanense constrói réplica dos Painéis de S. Vicente em azulejo

O resultado de um ano de trabalho pode agora ser avaliado no Palácio do Picadeiro, em Alpedrinha, até ao final de dezembro.

Uma réplica dos Painéis de S. Vicente de Fora, construída em azulejos pelo fundanense José Freire, está patente no Palácio do Picadeiro, em Alpedrinha. A peça demorou cerca de um ano a ser executada e foi trabalhada de forma original. Está patente até 31 de dezembro no espaço cultural daquela vila do Fundão.

A construção da peça inspirada nos Painéis da autoria de Nuno Gonçalves foi feita utilizando como matéria-prima o azulejo e sem recorrer à utilização de quaisquer tipos de tintas, óleos, pincéis ou espátulas. “A obra pretende afirmar esta técnica e contribuir para a divulgação dos referidos painéis”, explica a Câmara do Fundão.

A pintura de Nuno Gonçalves contém 60 personagens e encerra em si a história de Portugal, ocupando um lugar de destaque no panorama das artes plásticas nacionais, sendo também considerada uma obra-prima, mesmo quando considerada em contexto europeu. Remonta ao século XV e foi uma encomenda do Rei D. Afonso V e está patente no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa.

O artista que decidiu homenagear a obra nasceu no Fundão, em 1946, “tendo feito o seu percurso artístico através de uma intensa observação dos materiais e formas de trabalhar o azulejo”, ainda de acordo com o município fundanense.

Apaixonado pela arte do mosaico e pela azulejaria, José Freire percorreu vários pontos do País e da Europa, preocupando-se em conhecer as técnicas e obras dos mestres deste tipo de arte, tendo iniciado a sua própria forma de trabalhar os materiais há cerca de 20 anos. Desde então, criou e recriou com pedaços de azulejos, variados tipos de quadros, painéis e peças tridimensionais, inspirados nas várias correntes de azulejaria e na técnica “alicatado”.


Conteúdo Recomendado