Foz Côa acolhe Festival de Vinho do Douro Superior entre sexta-feira e domingo

Além da mostra de vinhos e azeite, haverá provas destes produtos comentadas por especialistas.

O Festival do Vinho do Douro Superior (FVDS), que decorre de sexta a domingo em Foz Côa, apresenta 400 referências vinícolas provenientes de 67 produtores daquele território duriense, disse hoje à Lusa fonte da organização.

Segundo a organização do certame, são esperados mais de sete mil visitantes ao longo dos três dias em que decorre a iniciativa, vindos um pouco de todo o país e do estrangeiro, principalmente da vizinha Espanha.

A iniciativa teve a sua estreia no final de 2012, como uma pequena feira regional, mas o FVDS rapidamente passou a fazer parte do calendário dos grandes eventos vínicos do país, contribuindo para a afirmação da identidade do Douro Superior.

A organização adianta que, “de muitos pontos do país, das ilhas e até do estrangeiro são vários os enófilos que se repetem de ano para ano”.

Nesta oitava edição, o FVDS conta com a presença de produtores que olham para o certame como “a oportunidade de apresentar as suas novidades, assim como referências já consolidadas no mercado, nos [vinhos do] Porto, brancos e tintos provenientes daquela sub-região duriense”.

“O Douro Superior brinda-nos, ano após ano, com vinhos do Porto, brancos e tintos de qualidade e características singulares, o que comprova a evolução da produção vínica nesta sub-região do Douro”, observa organização, em nota enviada à agência Lusa.

O Festival do Vinho apresenta-se também uma mostra de produtos alimentares típicos da região, que abrange os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

E no que aos produtos regionais diz respeito, destacam-se os azeites, queijos, enchidos, doces e compotas e também a amêndoa – ‘rainha’ na região – e seus derivados.

Além da mostra de vinhos e azeite, haverá provas destes produtos comentadas por especialistas.

O programa contempla ainda o Concurso de Vinhos do Douro Superior e um colóquio subordinado ao tema “Foz Côa, ponto de convergência de todas as proximidades”.

A organização deste festival é da responsabilidade da Câmara de Vila Nova de Foz Côa.

O Concurso de Vinhos do Douro Superior é aberto a todos os que produzam vinhos nesta sub-região nas categorias Douro (branco e tinto) e vinhos generosos.


Conteúdo Recomendado