"Filmes proibidos" na Moagem do Fundão

O projeto integra-se nas VII jornadas de Cinema em Português da UBI e resulta de uma parceria entre o município do Fundão, o departamento de comunicação e artes da universidade da Beira Interior, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e Associação Luzlinar.

O objetivo do evento, que se realiza nos dias 4,5,6,7 e de novembro, é  “dar visibilidade ao conjunto das obras produzidas e financiadas naquele período que foram proibidas: proibidas pela censura antes do 25 de abril e, sobretudo, proibidas pelo circuito comercial depois da revolução”, refere a organização.

São filmes que na sua esmagadora maioria não tiveram sequer estreia, tendo sido apenas apresentados pontualmente na Cinemateca ou noutros espaços em contextos especiais. O evento proporciona a oportunidade única de ver esses filmes projetados em sala a partir de cópias em película depositadas e conservadas no Arquivo Nacional de Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

As seis sessões contam com a presença em sala do realizador, sempre que possível, e de um convidado que apresenta o filme, seguindo-se um debate aberto a todos os presentes. Os textos dos comentadores darão origem a uma série de Cadernos do Cinema Português, que posteriormente serão publicados

“ESPLENDOR SELVAGEM” ,de António de Sousa, “AS HORAS DE MARIA”, de António Macedo, “O DESEJADO OU AS MONTANHAS DA LUA”, de Paulo Rocha, “MUDAS MUDANÇAS”, de Saguenail, “UMA RAPARIGA NO VERÃO”, de Vitor Gonçalves e “ONDE BATE O SOL”, de Joaquim Pinto são os seis filmes em destaque.

O ciclo de cinema português começa no dia 4 de novembro com o filme “Esplendor Selvagem”, que conta com a presença no debate de Maria do Carmo.


Conteúdo Recomendado