Festival "Fora do Lugar" regressa a Idanha-a-Nova com 7 concertos, ateliers e outras atividades

Galandum Galundaina, João Hasselberg, Emilio Villalba e o duo Arianna Savall e Petter Udland Johansen são alguns dos nomes que abrilhantam o forte cartaz do Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas, que vai promover sete concertos de entrada livre em vários espaços do concelho de Idanha-a-Nova, entre os dias 28 de novembro e 13 de dezembro.

É a terceira edição de um dos projetos culturais mais relevantes na área da música na região, apostado em romper com preconceitos sobre os cenários onde cabem a música e a cultura.

Esta edição arranca com concertos do português João Hasselberg em S. Pedro de Vir-a-Corça – Monsanto (sexta-feira, 28 de novembro) e do espanhol Emilio Villalba na antiga câmara de Salvaterra do Extremo (sábado, 29 de novembro).

Seguem-se o tango argentino do Cuarteto Típico “El Bocadito” em Soalheiras, na Associação Recreativa de Caça “A Raiz” (sexta-feira, 5 de dezembro), o grupo espanhol/norueguês Hirundo Maris, composto por Arianna Savall e Petter Udland Johansen na antiga Sé Catedral de Idanha-a-Velha (sábado, 6 de dezembro) e um Concerto Campestre em torno da obra de J.S. Bach no Centro Cultural Raiano (domingo, 7 de dezembro).

Nesta edição há ainda mais dois concertos: a música tradicional portuguesa de Cardo Roxo + Silva, no Centro de Dia de São Miguel d’Acha (sexta-feira, 12 de dezembro) e os Galandum Galundaina, que levam à antiga Sé Catedral de Idanha-a-Velha a música, as danças e a língua das terras de Miranda do Douro (sábado, 13 de dezembro).

Todos os concertos são às 21h30, à exceção do Concerto Campestre, às 18h30.

Estão também agendadas outras atividades gratuitas, como uma exposição de Valter Vinagre e Pedro Guimarães, cinema, passeio pedestre em Monsanto e vários ateliers no CCR: construção de instrumentos reciclados e de instrumentos medievais (ambos no sábado, 29 novembro); iniciação à dança de Tango e oficina de construção de adufes (ambos no sábado, 6 dezembro); e ainda confeção de doces tradicionais em Monsanto (sexta-feira, 12 dezembro).

O Fora do Lugar é produzido pela Arte das Musas em parceria com o Município de Idanha-a-Nova. O programa pode ser consultado em foradolugar.pt.


Conteúdo Recomendado