Faia Brava reflorestada com trabalho voluntário

…repovoamento de áreas ardidas e agrícolas abandonadas… Decorreu nos dias 7, 8 e 9 deste mês (Novembro) o campo de trabalho voluntário para a reflorestação da Reserva da Faia Brava. Uma iniciativa organizada pela Associação Transumância e Natureza (ATN), ONGA com sede em Figueira de Castelo Rodrigo, e pelo Colectivo Germinal – Associação Cultural. O […]

…repovoamento de áreas ardidas e agrícolas abandonadas…

Decorreu nos dias 7, 8 e 9 deste mês (Novembro) o campo de trabalho voluntário para a reflorestação da Reserva da Faia Brava. Uma iniciativa organizada pela Associação Transumância e Natureza (ATN), ONGA com sede em Figueira de Castelo Rodrigo, e pelo Colectivo Germinal – Associação Cultural.

O objectivo primeiro foi o repovoamento de áreas ardidas e agrícolas abandonadas, promovendo, assim, a recuperação destes ecossistemas. A iniciativa incluiu também a manutenção de um viveiro florestal e recolha de sementes de espécies autóctones.

Nos repovoamentos foram utilizadas árvores autóctones, como carvalhos (sobreiros, azinheiras, roble, etc.), freixos, entre outras. As áreas intervencionadas são propriedade da Associação Transumância e Natureza e estão inseridas num projecto de criação de uma futura reserva natural.

Segundo a ATN, estas acções têm por objectivo “criar as condições necessárias para a recuperação de um ecossistema natural, onde espécies da fauna e flora autóctones possam sobreviver e prosperar”.


Conteúdo Recomendado