Exposição de Eduardo Teixeira Pinto no Museu Abel Manta em Gouveia

Até ao dia 2 de janeiro de 2016, a exposição de fotografia intitulada “A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto” vai estar patente no Museu Municipal Abel Manta, em Gouveia.

As fotografias a preto e branco datam os anos 50, 60 e 70, e conduzem o visitante tanto às aldeias isoladas da serra do Marão como à burguesia da vila de Amarante, homenageando as crianças à imagem da realidade da época.

As imagens captadas revelam as expressões fortes das crianças, captando diversas vivências do seu quotidiano onde nos é mostrado a coexistência de dificuldades mas também da esperança e dos sonhos.

O fotógrafo Eduardo da Costa Teixeira Pinto, natural de Amarante (1933-2009) começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.

A sua vasta obra faz de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX tendo obtido inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional, com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana.

Deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a  sua divulgação e valorizar a sua imagem e obra, foi neste sentido que em 2013 em cooperação com um grupo de amigos, criaram a “Associação para a criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto”.

O trabalho de Eduardo Teixeira Pinto está patente no Museu -Amadeo de Souza-Cardoso – Amarante, com uma exposição permanente.

Existe ainda um livro publicado, em dezembro de 2010, Eduardo Teixeira Pinto – a poética da imagem, com cerca 230 fotografias do amarantino, agrupadas por temáticas: O Rio, A Nossa Terra, A Nossa Gente, as Festas e Outros Olhares.


Conteúdo Recomendado