Estância de esqui da Serra da Estrela reabre e está toda coberta de neve

A estância de desportos de inverno da Serra da Estrela reabriu hoje e está pela primeira vez nesta temporada totalmente coberta de neve, para satisfação de dezenas de visitantes no local. A neve tem caído todos os dias na última semana até à madrugada passada, altura em que começou a chover, o que permitiu reabrir […]

A estância de desportos de inverno da Serra da Estrela reabriu hoje e está pela primeira vez nesta temporada totalmente coberta de neve, para satisfação de dezenas de visitantes no local.
A neve tem caído todos os dias na última semana até à madrugada passada, altura em que começou a chover, o que permitiu reabrir as estradas do maciço central pelas 9 horas. Antes só passaram por aquelas vias os limpa-neves e a equipa da estância de desportos de inverno, que prepararam tudo para a abertura do recinto hoje de manhã. «Temos duas pistas abertas e estamos a preparar mais para o fim de semana, dada a grande quantidade de neve» e as previsões de bom tempo, explicou à agência Lusa Rui Peixeiro, funcionário da Turistrela. A serra está coberta «pelo maior nevão da temporada», sublinha. Renato Rocha e Francisco Couto, emigrantes portugueses na Suíça e praticantes de snowboard, foram os primeiros a chegar à estância na manhã de hoje. «Só estou mesmo à espera que o tempo melhore para andar por aqui», referiu Francisco. Ele e o amigo deslocaram-se até à Covilhã para participar na prova de snowboard urbano que vai decorrer na cidade durante o fim de semana, mas aproveitaram para conhecer a única estância de desportos de inverno de Portugal. Habituado à paisagem dos Alpes, Renato vê as pistas como «um bom espaço para as pessoas aprenderem: há sempre curiosidade e aqui podem experimentar». As entradas mais baratas nas pistas, sem aluguer de equipamento, custam 10 euros durante as tardes dos dias de semana de época baixa – conforme calendário disponível na Internet em www.skiserradaestrela.com. Luís Veiga, administrador do grupo Natura, com unidade na Covilhã e Guarda, disse à Lusa que, nos últimos dias, notou-se «uma inflexão positiva em termos de reservas: não é muito elevada, mas nota-se uma melhoria». Os hotéis do grupo Turistrela, em plena montanha, já tinham os fins de semana praticamente esgotados até ao Carnaval, inclusive, mesmo antes dos nevões da última semana. «A taxa de ocupação até ao Carnaval está neste momento em 85 por cento», disse Rui Abrantes, diretor comercial do grupo, à agência Lusa. Seja como for, a neve acumulada garante «a satisfação final do cliente» e será fulcral para conseguir manter a estância de desportos de inverno em funcionamento, sublinhou.

Conteúdo Recomendado