Escola Superior de Turismo de Hotelaria de Seia pretende criar Carta Turística da Serra da Estrela

O projeto pretende constituir um instrumento de gestão, promoção e revalorização do turismo da Serra da Estrela enquanto destino turístico e dos seus produtos.

A Escola Superior de Turismo de Hotelaria de Seia do Instituto Politécnico da Guarda está a desenvolver o projeto Carta Turística da Serra da Estrela, no Observatório de Turismo da Serra da Estrela (OTSE).  É premissa deste projeto englobar além dos concelhos delimitados pelo Parque Natural (Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia), os concelhos de Belmonte, Fornos de Algodres e Oliveira do Hospital, assegurando assim uma identidade territorial, que já se associaram a este projeto.

A Carta Turística da Serra da Estrela pretende constituir um instrumento de gestão, promoção e revalorização do turismo da Serra da Estrela enquanto destino turístico e dos seus produtos. Este é um projeto de caráter dinâmico através da aplicação de metodologias de informação geográfica que constituirá, a montante um instrumento de planeamento turístico, e a jusante uma plataforma interativa de acesso à informação georreferenciada por parte dos turistas.

Pretendemos assim, responder a um conjunto de premissas, tais como: (i) aferir a perceção turística da Serra da Estrela; (ii) reconhecer a Serra da Estrela enquanto marca turística; (iii) inventariar os recursos patrimoniais existentes; (iv) proceder à interpretação patrimonial dos recursos inventariados (v) georreferenciar os recursos patrimoniais e turísticos; (vi) identificar as infraestruturas primárias e secundárias do destino turístico; (vii) aplicar metodologias de informação geográfica na espacialização dos recursos; (viii) desenvolver uma plataforma web que permita a criação de produtos turísticos à medida; (ix) potenciar a criação de cartas turísticas temáticas em função de diferentes target.

Estas ideias serviram de mote para a criação do projeto Carta Turística que se pretende um portal web englobador de todos os recursos materiais e imateriais e superestruturas existentes na Serra da Estrela, permitindo a sua promoção holística, indo contra a fragmentação que perdura há longos anos e que tem prejudicado vivamente o seu posicionamento como destino e marca turística.

Para que se projete o futuro de um destino turístico de forma sustentável é fundamental conhecer o seu passado e interpretar o presente, assim solicitamos a colaboração de V. Ex.a, no sentido de divulgar o inquérito preparado para aferir a perceção turística da Serra da Estrela através do link:

https://docs.google.com/forms/d/1EsQbpLhgfFKjovW46z46eibBAXSM_baLqLkF7NKuNh8/viewform


Conteúdo Recomendado