Eleições nas federações distritais do PS decorrem na sexta-feira e no sábado

O ex-presidente da Câmara Municipal de Seia, Eduardo Brito, e António Saraiva, antigo presidente da comissão política concelhia local são os candidatos à Federaçaõ da Guarda.

As federações distritais do PS vão a votos na sexta-feira e no sábado, num ambiente diferente do sufrágio de há dois anos, realizado então pouco antes das eleições primárias para o candidato socialista a primeiro-ministro.

Na ocasião, havia uma clara disputa na maioria das federações entre apoiantes de António José Seguro, então secretário-geral, e António Costa, à época autarca de Lisboa – ambos os socialistas concorreriam pouco depois nas primárias para a escolha do candidato do PS a chefe de Governo.

Os candidatos que apoiam António Costa nas eleições primárias venceram nas eleições de setembro de 2014 em dez das 19 estruturas, e no fim desse mês Costa venceria as primárias no partido – alargadas não só a militantes mas também a simpatizantes do PS -, acabando por chegar depois a secretário-geral do PS e, mais recentemente, a primeiro-ministro.

O universo de votantes nas eleições federativas deste ano, indicou o PS à agência Lusa, é de cerca de 40 mil militantes com quotas em dia, e todas as federações do continente vão a votos, aparte Coimbra, cujo sufrágio foi adiado por decisão do Secretariado Nacional por causa do chamado processo de fichas falsas de militantes no distrito, caso que remonta a 2011.

À distrital concorria neste ano apenas um candidato, o deputado Pedro Coimbra, que há dois anos apoiava Seguro nas primárias do PS.

Nas eleições para as Federações deste ano há algumas mudanças motivadas, nomeadamente, pela entrada no Governo do PS – apoiado a nível parlamentar pela esquerda – de alguns nomes que lideravam estruturas do partido.

No Porto, por exemplo, José Luís Carneiro não se recandidata para se focar em exclusivo nas suas funções de secretário de Estado das Comunidades, e na invicta surge uma candidatura única, a de Manuel Pizarro, vereador na Câmara do Porto.

A mesma situação acontece em Évora: Capoulas Santos, atual ministro da Agricultura, não se recandidata, e para o seu lugar concorrem o deputado socialista Norberto Patinho e a dirigente do partido Florbela Fernandes.

Em Lisboa (Federação da Área Urbana de Lisboa – FAUL), o secretário de Estado da Defesa Marcos Perestrello recandidata-se, sem adversários, “num caminho de reforço da coesão do partido, apoio ao Governo e preparação das eleições autárquicas”, de acordo com a mesma fonte.

Já Pedro Nuno Santos, atual secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, não deixa de voltar a concorrer à federação que lidera – Aveiro – por integrar o executivo, ao passo que Ana Catarina Mendes, atual secretária-geral-adjunta do PS, abandona a federação de Setúbal.

A Setúbal, e para substituir Ana Catarina Mendes, concorrem António Mendes, vice-presidente daquela estrutura e irmão da secretária-geral-adjunta, numa candidatura de continuidade e próxima de António Costa, e Carlos Dias, militante em Sesimbra.

À federação da Guarda concorrem também dois candidatos: o ex-presidente da Câmara Municipal de Seia, Eduardo Brito, e António Saraiva, antigo presidente da comissão política concelhia local.

No Algarve, recandidata-se, e sem opositores, o atual presidente da federação, António Eusébio, tal como sucede no Baixo Alentejo, onde o atual presidente da federação, Pedro do Carlos, concorre para um novo mandato sem adversários.

Em Leiria, vão a jogo os socialistas António Sales e Odete João, e a Federação Regional do Oeste terá um novo líder: o presidente da concelhia de Alenquer do PS, Nuno Cruz Inácio, entregou a única candidatura a presidente daquela estrutura, sucedendo a Carlos Miguel, que avançou para secretário de Estado das Autarquias Locais.

Já em Castelo Branco recandidata-se a deputada socialista Hortense Martins, e em Portalegre é Luís Testa, também deputado, que avança sem concorrência para um terceiro mandato à frente da federação local – Portalegre e Castelo Branco são exemplos de federações onde houve dois candidatos em 2014, um mais próximo de Costa e outro de Seguro, mas que agora conduzem um sufrágio apenas com um nome no boletim de voto.

Em Santarém concorre António Gameiro, sem oposição, em Viseu recandidata-se António Borges, atual presidente da federação, e em Braga parte para sufrágio também o atual líder da federação, Joaquim Barreto.

À federação de Viana do Castelo concorrem dois nomes: o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, e o socialista José Emílio Viana, ao passo que em Bragança concorre Carlos Guerra, com vista a um primeiro mandato, e em Vila Real avança para uma recandidatura o atual presidente Francisco Rocha.

Os congressos federativos, que sucedem ao apuramento de resultados das eleições de sexta-feira e sábado, acontecem a 19 de março.


Conteúdo Recomendado