Vinhos do distrito da Guarda no Mercado de Vinhos do Campo Pequeno

De 28 a 30 de outubro, a mítica praça lisboeta vai receber mais de 100 produtores de vinhos de qualidade de várias regiões do país, naquele que já é considerado como um dos mais importantes eventos do panorama vitivinícola nacional.

O Mercado de Vinhos do Campo Pequeno está de volta e com mais novidades.

O distrito da Guarda será representado pelos Vinhos da Quinta do Escudial (Vodra, Seia), reconhecido produtor do Dão, e pelos Vinhos Dona Berta (Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa) e Vinhos Golpe (Mêda), produtores de excelência do Douro.

Durante três dias, os 10 mil visitantes esperados poderão provar e comprar uma vasta seleção dos melhores vinhos portugueses, além de terem a possibilidade de participar em provas, workshops e iniciativas, levadas a cabo por alguns dos mais conceituados produtores, enólogos e escanções do país.

“O Mercado de Vinhos assume-se cada vez mais como uma montra de referência do mercado vitivinícola nacional. Para os pequenos produtores, cujos vinhos não se encontram nas grandes superfícies, esta é uma oportunidade única para darem a conhecer vinhos de excelente qualidade a novos consumidores, além de cimentarem a sua presença junto de um público fiel”, refere Tomás Caldeira Cabral, responsável pela organização.

Dos clássicos de sempre às novas estrelas, do Douro ao Alentejo, passando pelo Dão, Península de Setúbal, região do Vinho Verde, Lisboa, Tejo, e Açores, a selecção da quinta edição do Mercado de Vinhos promete agradar até ao mais exigente dos palatos. E para aqueles que não dispensam um petisco para acompanhar o vinho, o Campo Pequeno vai reunir 20 reconhecidos produtores de iguarias típicas portuguesas, como queijos, enchidos, presuntos, pão e azeites, entre outros produtos de excelência que resultam da utilização das mais ancestrais técnicas de fabrico e que revivem o gosto dos nossos avós trazendo os paladares antigos ao consumidor actual.

“Já vamos na quinta edição e orgulhamo-nos de ser o palco de apresentação de várias marcas em Lisboa. Desde os agrupamentos SWOP – Secret Wines of Portugal e Young Winemakers, até aos vinhos antigos das Caves de São João, entre outros produtores como António Saramago Vinhos, Alteia, Herdade da Maroteira, Quinta da Confeiteira, Quinta do Carvalhão Torro e Quinta do Escudial, foram várias as marcas que escolheram o Mercado de Vinhos para a sua estreia na capital e que estão muito satisfeitos com os resultados”, conclui Tomás Caldeira Cabral.

Da responsabilidade da Associação de Escanções de Portugal são os workshops, onde os apreciadores mais curiosos terão a oportunidade de se iniciarem à prova, conhecer vinhos antigos ou aprenderem a harmonizar vinhos com pratos gastronómicos, entre outros temas.

Mais uma vez, a Taberna do Mercado regressa com os clássicos petiscos gourmet e degustação de vinhos.

O Mercado de Vinhos é uma organização conjunta do Campo Pequeno e da House of Wines e funciona entre as 11h30 e as 21h30 nos dias 28 e 29 de outubro e das 11h30 às 20 horas no dia 30 de outubro. O bilhete de entrada tem um valor de 3 euros sem copo e 6 euros com copo.


Conteúdo Recomendado