Proposta "Loriga Vila Lusitana" vence 1.ª edição do Orçamento Participativo de Seia

A proposta “Loriga Vila Lusitana”, relacionada com a realização de um evento anual, é a grande vencedora da 1.ª edição do Orçamento Participativo de Seia, no valor global de 100 mil euros, anunciou hoje a Câmara Municipal.

“São dez as propostas vencedoras da primeira edição do Orçamento Participativo do Município de Seia, às quais se juntam mais quatro do Orçamento Participativo Escolar”, refere a fonte.

Os projetos eleitos abrangem várias áreas de intervenção Municipal como Ação social, Saúde e Bem-estar, Desporto e Lazer, Cultura e Turismo, Educação, e serão agora desenvolvidos pela Autarquia.

A proposta ‘Loriga Vila Lusitana’, com vista a criação de um evento anual, único e diferenciador, foi a mais votada (686 votos), seguindo-se o projeto para a composição de um ‘Centro de Atividade Biosaudável’ ao ar livre (664 votos). Logo de seguida, o projeto “Seis sobre Rodas”, que pretende colmatar e complementar o serviço de transporte local para a população mais idosa das localidades de São Martinho, Póvoa Nova, Santa Marinha, Eirô, Vodra e Arrifana, obteve 662 votos.

Como projetos prioritários os cidadãos decidiram-se ainda pela proposta de Santa Marinha, ‘Uma Comunidade construída Juntos’ (586 votos), seguindo-se os projetos ‘Acesso Gratuito à Internet na Localidade de Tourais’ (563 votos); ‘A Oficina do Oleiro’, em Paranhos da Beira (547 votos); o ‘Centro Convívio Santa Comba de Seia’ (524 votos); ‘Parque Gerações’ (484 votos); ‘Monumento ao Escutismo – 60 Anos de Escutismo em Seia’ (424 votos); e por último, ‘Circuito de Manutenção ao Ar Livre’ (371 votos).

No fim da cerimónia, e na palavra do Presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo, ficou a promessa da realização de uma 2.ª edição da iniciativa, com um possível aumento de 25 mil em relação ao anterior valor.

Orçamento Participativo Escolar contempla a execução de quatro projetos

Paralelamente, o Município desenvolveu o OP Escolar, que dispunha de uma verba de 20 mil euros. Após a votação, foram encontrados quatro projetos vencedores. No total foram apresentados 6 projetos de diferentes áreas de intervenção material e imaterial.

Os projeto ‘Janelas do Conhecimento’ (279 votos) e ‘Desenvolver Saberes e Criar Sabores – Oficina de Cozinha Inclusiva’ (208 votos) – ambos da Escola Secundária de Seia – foram os mais votados, seguindo-se a proposta ‘Mini Golf para Todos’ (182 votos), da Escola Guilherme Correia Carvalho, que se uniu também à Escola Profissional da Serra da Estrela e ao Colégio de Música, num projeto conjunto intitulado ‘Concerto nas Alturas – Energia, Ambiente e Turismo (114 votos).


Conteúdo Recomendado