IRS automático está a chegar. Reembolsos vão demorar metade do tempo

Para um terço dos contribuintes, o novo sistema de entrega de IRS não vai apenas simplificar a declaração: Vai também garantir uma devolução mais rápida do dinheiro retido em excesso.

Se está a fazer contas à vida e a pensar aproveitar o reembolso do IRS para umas férias merecidas ainda no primeiro semestre, temos boas notícias. Pelo menos, se for um dos contribuintes que vai beneficiar da nova entrega automática do IRS.

“Esperamos que para o universo que tem acesso IRS automático, o prazo de reembolso seja cerca de metade ou menos do prazo médio que hoje em dia existe para os reembolsos”, revelou Rocha Andrade ontem à tarde, na apresentação do primeiro balanço do Simplex+ 2016.

Tendo em conta que o tempo estimado de reembolso no ano passado eram 36 dias, os contribuintes com entrega automática poderão receber o dinheiro retido a mais em cerca de duas semanas.

Segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, “cerca de um terço dos agregados familiares” poderá contar com a nova forma simplificada de entregar a declaração do Imposto Sobre Rendimentos, o que equivale a “1,8 milhões de contribuintes” segundo as contas oficias do Governo.

Os trabalhadores por conta de outrem sem dependentes e os pensionistas vão ser os primeiros a ter hipótese de ver a declaração preenchida automaticamente e caso deixem passar o prazo de entrega sem confirmar os dados ou fazer alterações, o Fisco receberá o documento, impedindo as situação de entregas fora do prazo.

Rocha Andrade explicou que o IRS automático apresenta já uma efetiva liquidação (em vez de simular o montante do reembolso), pelo que o contribuinte saberá logo o que vai receber.

Recorde-se que este ano o prazo de entrega da declarações de IRS é igual para todas as categorias de contribuintes: a partir de 1 de abril podem ser revistas as declarações automáticas e enviadas todas as declarações e o dia 31 de maio é a data limite. A grande maioria dos reembolsos deverá acontecer até 31 de julho.



Artigos Relacionados / Pub