Festival do Vinho do Douro Superior regressa a Vila Nova de Foz Côa

No Douro Superior têm origem algumas das mais prestigiadas marcas de vinho do Douro. É para o celebrar que, de 20 a 22 de maio, Vila Nova de Foz Côa recebe pelo quinto ano consecutivo o ‘Festival do Vinho do Douro Superior’.

Organizado pelo Município de Foz Côa este é um evento que tem contribuído para afirmar a cidade como “Capital do Douro Superior” e divulgar esta sub-região.

Do programa destaque para o dia 20 de maio, no ExpoCôa, que recebe um seminário subordinado ao tema “Douro Superior: Fronteiras da Liberdade”. Vários especialistas irão debater questões como o conflito entre a tradição e a inovação, a adaptação do terroir, a categorização do vinho do Porto e o que define a identidade do Douro.

O convidado especial será Mário Zambujal, jornalista e escritor, autor de livros como ‘Crónica dos Bons Malandros’, que irá abordar o tema ‘Vinho, fronteira e liberdade’.

O colóquio encerra com o painel ‘Caminhos do Futuro’ em que participam Francisco (Vito) Olazabal, descendente da Ferreirinha e produtor da Quinta do Vale Meão; Joaquim de Almeida, proprietário do (recente) projeto Quinta de Vale de Pios; José Cordeiro, chef e proprietário dos restaurantes Porto Sentido (Porto), Chefe Cordeiro (Lisboa) e Moments (Luanda); Manuel Novaes Cabral, presidente do Instituto do Vinho do Douro e do Porto; Pedro Ferreira, escanção no restaurante Pedro Lemos; Nuno Magalhães, professor de agronomia; Manuel Lobo Vasconcelos, enólogo da Quinta do Crasto; e Duarte Fernandes, diretor comercial da Heritage Wines.

O Festival do Vinho do Douro Superior tem entrada livre e permite aceder aos stands de cerca de mais de 70 produtores de vinho que vão marcar presença no ExpoCôa – Pavilhão de Exposições e Feiras, dando a provar os seus vinhos aos visitantes.

Os stands de sabores e as “tasquinhas” serão também cartão de visita do festival e, tanto no vinho como na comida, a maior parte dos produtos em exposição estarão à venda no local.

Serão centenas as iguarias a representar não só a cidade de Vila Nova de Foz Côa, mas também os concelhos circundantes de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.


Conteúdo Recomendado