Aprovados fundos 2020 para o Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa

Os dados foram esta terça-feira divulgados na cerimónia de assinatura dos contratos PEDU [Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano] com mais de 100 municípios.

O Ministério do Planeamento e Infraestruturas divulgou, esta terça-feira, ter sido também aprovada a candidatura a fundos comunitários da Fundação de Serralves, no Porto, para o projeto do Cinema Manoel de Oliveira, que representa um investimento de 3,7 milhões de euros.

Para além de Serralves, foram também aprovados os projetos para ampliação do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (17,4 milhões de euros) e para a Igreja de Santa Clara do Porto (612 mil euros).

A Fundação de Serralves submeteu em abril candidatura a fundos comunitários para a concretização do projeto da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, assinado pelo arquiteto Siza Vieira.

Em abril do ano passado, aquando da morte do cineasta, o então presidente da Fundação de Serralves, Braga da Cruz, garantiu que a instalação da Casa do Cinema Manoel de Oliveira no parque dependia apenas de fundos comunitários e da abertura das candidaturas ao programa operacional regional Norte 2020.

O espaço previsto para acolher o espólio do realizador será dotado de um anfiteatro e de um local para exposições e vai ser erguido no extremo nordeste do Parque de Serralves, com um projeto do arquiteto Siza Vieira que aproveitará a antiga garagem do conde de Vizela.

Ainda na região Norte, a autoridade de gestão dos fundos 2020 aprovou o projeto para o Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa, para o Museu da Língua Portuguesa em Bragança, para a Rota do Românico, apresentada pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega e para a reabilitação da EB 2,3/S de Paredes de Coura.

Os dados foram divulgados na cerimónia de assinatura dos contratos PEDU [Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano] com mais de 100 municípios.

Pelo menos quatro municípios (Porto, Gaia, Matosinhos e Gondomar) não participaram na assinatura, esta terça-feira, dos PEDU que, no total, contemplam 714 milhões de euros para 104 concelhos, sendo que mais de metade desse valor segue para a região Norte com 370 milhões de euros.

Durante a cerimónia, o ministro das Infraestruturas e Planeamento, Pedro Marques, destacou que entre PEDU e PARU [Planos de Ação de Regeneração Urbana], “ficam no terreno mais de mil milhões de euros para autarquias”.

O governante estima que “quando todas as obras estiverem a decorrer, sejam criados 20 mil empregos em Portugal”.

Pedro Marques apelou ainda aos municípios que apresentem mais candidaturas a fundos comunitários, comprometendo-se a “fazer das tripas coração” para que as que forem submetidas até ao final de junho sejam aprovadas até ao final de julho.

“Queremos pedir-vos que nos incomodem”, disse o ministro.

A Lusa tentou ouvir a Fundação de Serralves, mas tal não foi possível até ao momento.


Conteúdo Recomendado