Economia regista crescimento homólogo de 1,1% no 3.º trimestre

A economia portuguesa cresceu 1,1% no terceiro trimestre em termos homólogos e, face ao trimestre anterior, registou um crescimento de 0,3%, divulgou o Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com as contas nacionais trimestrais relativas ao terceiro trimestre deste ano, divulgadas esta sexta-feira pelo INE, o Produto Interno Bruto (PIB) registou uma variação homóloga de 1,1%, o que compara com um aumento de 0,9% verificado no trimestre anterior.

Esta evolução deveu-se à procura interna, cujo contributo passou dos 1,7 pontos percentuais no segundo trimestre para os 1,9 pontos no terceiro trimestre, “devido sobretudo ao crescimento mais intenso do consumo privado”.

Já a procura externa líquida registou um contributo negativo de 0,9 pontos percentuais entre julho e setembro, depois de este contributo ter sido de 0,8 pontos no trimestre anterior.

Em relação ao segundo trimestre, o PIB aumentou 0,3% no terceiro trimestre de 2014, tendo o consumo privado registado o contributo mais expressivo para a evolução do PIB, de acordo com o INE.

Já no segundo trimestre do ano o crescimento em cadeia tinha sido de 0,3% mas, apesar disso, “a composição do crescimento alterou-se significativamente”.

A procura interna passou de um contributo negativo de 0,9 pontos percentuais no segundo trimestre para um contributo positivo de 1,1 pontos, “refletindo principalmente a evolução do investimento, enquanto a procura externa líquida apresentou um contributo negativo para a variação em cadeia do PIB”, de 0,8 pontos percentuais.

No terceiro trimestre, assistiu-se a um “abrandamento do investimento”, que cresceu 1,5% em termos homólogos depois de, no segundo trimestre, ter tido uma variação homóloga de 3,7%.

As exportações de bens e serviços passaram de um crescimento homólogo de 2% no segundo trimestre para os 2,9% no terceiro trimestre, ao passo que as importações de bens e serviços aumentaram 5% face ao mesmo período de 2013, depois de terem registado um crescimento homólogo de 2% no segundo trimestre.


Conteúdo Recomendado