Economia da zona euro cresce 1,6%

A Grécia (-0,7%) voltou a ser o único Estado-membro cujo PIB se contraiu.

A economia da zona euro cresceu 1,6% no segundo trimestre do ano, face ao período homólogo de 2015, e 0,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2016, divulgou hoje o Eurostat.
Também o Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia (UE) cresceu entre abril e junho, 1,8% em termos homólogos e 0,4% na comparação com o período entre janeiro e março de 2016, segundo a estimativa rápida do gabinete oficial de estatísticas europeu.
No primeiro trimestre do ano o PIB da zona euro tinha crescido 1,7% e o da UE 1,8% na variação homóloga e, respetivamente, 0,6% e 0,5% em cadeia.
Segundo o Eurostat, na comparação homóloga e nos 25 Estados-membros para os quais há dados disponíveis, a Roménia (5,9%) e a Eslováquia (3,7%) foram os países cujas economias mais cresceram, seguindo-se a Espanha (3,2%) e a Suécia (3,1%).
A Grécia (-0,7%) voltou a ser o único Estado-membro cujo PIB se contraiu.
Face ao primeiro trimestre do ano, a Roménia (1,5%), Hungria (1,1%), Eslováquia e Polónia (ambas com 0,9%) e Bulgária, Espanha e Chipre (com 0,7% cada) registaram os maiores crescimentos do PIB, enquanto a França, Itália e Áustria apresentaram uma variação nula, não se tendo registado quebras em qualquer economia da UE.
Em Portugal, a economia cresceu 0,2% entre abril e junho face ao primeiro trimestre deste ano, taxa idêntica à dos dois trimestres anteriores, e avançou 0,8% em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).


Conteúdo Recomendado