Douro e Estrela com 400 mil euros para investir na internacionalização

O projeto ‘Douro e Estrela – In Tourism’ visa a promoção internacional dos dois territórios, alicerçada na vertente turística, com vista à melhoraria da competitividade das empresas. Impulsionado pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), o projeto foi alvo de uma candidatura aos […]

O projeto ‘Douro e Estrela – In Tourism’ visa a promoção internacional dos dois territórios, alicerçada na vertente turística, com vista à melhoraria da competitividade das empresas.
Impulsionado pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), o projeto foi alvo de uma candidatura aos fundos comunitários, através do programa SIAC/COMPETE. O investimento global é de 400 mil euros, que serão pagos por fundos comunitários e privados. Alberto Tapada, dirigente da AETUR, disse hoje à agência Lusa que a iniciativa visa a promoção integrada dos territórios do Douro e Serra da Estrela. O objetivo passa pela internacionalização, assente no setor de atividade chave – o turismo – complementado com os produtos diferenciadores e que aqui são produzidos, como o vinho, queijo, doçaria, fumeiro ou os enchidos. «A internacionalização é o caminho que nos resta percorrer. Quando a trajetória nacional é de retração do consumo, que se tem vindo a acentuar, é evidente que a diversificação dos mercados externos é seguramente uma oportunidade para as empresas regionais», salientou. O projeto quer melhorar os níveis de competitividade das empresas especialmente micro e pequenos e médias empresas (PMME) do território de intervenção, através do estímulo à cooperação empresarial e da promoção da imagem do território nos mercados internacionais, facilitando por estas vias a penetração no mercado externo. O projeto passa por organizar e estruturar a oferta turística do território, o desenvolvimento de estratégias de cooperação de ‘marketing’ e de promoção, melhorar a imagem e notoriedade do território no exterior, aumentar a competitividade do tecido económico do território de intervenção e desenvolver o emprego e aumentar os impactos económicos no território. Para o efeito serão realizadas várias ações entre 2013 e 2014, entre elas a criação de um roteiro turístico de enoturístico/cultura/natureza (Douro – Estrela), a realização de seis seminários, serão organizadas visitas por parte de especialistas em matéria de turismo, vinho, cozinha, jornalistas ou importadores. Está ainda a ser desenvolvido um portal interativo do projeto, que ficará disponível em três línguas, e irá fornecer os conteúdos assentes em tecnologia avançada e adequada a um conjunto diferente de utilizadores, em função da sua nacionalidade, idade e aparelho de consulta, como exemplo computador, smartphone ou tablet. Serão também organizadas participações em feiras internacionais e decorrerá uma ação de promoção externa nos Estados Unidos da América. A primeira iniciativa do projeto, o seminário “Do Local ao Internacional – Qual o Papel dos Recursos Endógenos?”, deveria ter decorrido no dia 23, na Guarda, mas foi adiado para fevereiro devido ao mau tempo que se fez sentir nesse dia. O projeto conta com a parceria dos polos turísticos da Serra da Estrela e do Douro, que estão em fase de extinção, ainda Comissão Vitivinícola das Beiras, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e as Aldeias Históricas de Portugal.

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