Dois azeites beirões entre os melhores do mundo

O 6.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, elegeu 10 azeites portugueses como os melhores do mundo.

Um é da Beira Baixa e o outro da Beira Interior. Os prémios serão entregues este sábado, dia 23, às 12 horas , na Ovibeja, numa cerimónia patrocinada pelo Crédito Agrícola.

A empresa Fio da Beira, Lda., Cliente do Crédito Agrícola da Beira Baixa Sul recebeu uma menção honrosa na categoria “Frutado Maduro”. A mesma distinção, mas na categoria “Frutado Verde Ligeiro”, foi atribuída a Celso Hernâni Gastalho Madeira, Cliente do Crédito Agrícola do Douro e Côa.

No concurso, que é já considerado o melhor do mundo, o júri, composto por 42 elementos de 13 nacionalidades, escrutinou 140 amostras de oito países (62 das quais portuguesas). Espanha arrecadou 11 prémios, Itália dois e Grécia um. As amostras de Israel, Eslovénia, Chile e Alemanha não obtiveram distinções.

Todos os azeites premiados vão estar disponíveis na Ovibeja, de 21 a 25 de abril, na Arena do Azeite, localizada no Pavilhão Terra Fértil, para provas comentadas por especialistas que permitirão aos visitantes conhecer aromas, sabores e características dos azeites de diferentes zonas do globo.

O Crédito Agrícola está, uma vez mais, ao lado dos produtores nacionais, apoiando e valorizando a produção de qualidade num setor que tem vindo a crescer sistematicamente nos últimos anos.


Conteúdo Recomendado