Docente do Politécnico da Guarda representa Portugal em Comité Técnico Internacional

Carlos Rodrigues foi nomeado representante nacional, para o Comité Técnico T102 – In Situ Testing, da International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE).

A International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE) congrega mais de 19 mil membros, oriundos de mais de 90 países.
A referida nomeação do docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), para o período 2014-2017, resultou do convite que lhe foi formulado pelo Presidente do International Technical Committe TC 102, Prof. Viana da Fonseca (FEUP).
Carlos Rodrigues considera que a este convite não é estranho o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Geotecnia do Instituto Politécnico da Guarda, designadamente na prestação de serviços e investigação no domínio Geotécnico em particular nos ensaios de campo.
O Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Constantino Rei, comentou, a propósito desta nomeação que “é mais um significativo testemunho da qualidade do nosso corpo docente, da sua elevada qualificação”.
Constantino Rei acrescentou que “representa o reconhecimento da comunidade científica nacional e internacional não só da qualidade dos nossos docentes, mas também da própria instituição que nos considera como mais-valias significativas, o que vai de encontro à estratégia delineada para o IPG”.
Recorde-se que em dezembro uma professora do IPG, Maria Del Carmen Ribeiro, passou a integrar um Comité Europeu para o Ensino Superior. Esta docente foi selecionada para integrar uma equipa de vinte especialistas que irá analisar, planear e definir novas estratégias para o ensino superior na Europa.
O grupo de trabalho coordenado pelo ministério da Educação e Ciência Alemão, e financiado pela Comissão Europeia, é constituído por peritos em matéria de ensino, investigação, ciência e ensino superior.
Também, recentemente, outro docente do IPG, André Sá, foi convidado para participar em Cabo Verde num trabalho de campo que incidiu em observações geodésicas e sismológicas, integrando a equipa do C4G – Collaboratory for Geosciences, que ali se deslocou – a convite do governo de Cabo Verde – face à erupção do vulcão da ilha do Fogo.


Conteúdo Recomendado