Docente do Politécnico da Guarda distinguido pelo Comité Olímpico de Portugal

Mário Costa, docente da área de natação e biomecânica do curso de desporto do Instituto Politécnico da Guarda, foi distinguido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) com uma menção honrosa na área do “Treino Desportivo”.

A distinção ao professor da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IPG, está relacionada com o trabalho intitulado “Efeitos fisiológicos do treino em nadadores de elite: uma revisão sistemática em micro-variáveis”.

O reconhecimento por parte da COP (segundo prémio do concurso) “vem comprovar que a qualificação docente e a investigação aplicada são uma realidade nos cursos de licenciatura e mestrado em Desporto do IPG, com evidente benefício para os alunos”, como nos foi referido pelo responsável da UTC de Desporto da ESECD/IPG, Nuno Serra.

A entrega deste prémio terá lugar na Gala do COP, a realizar quinta-feira, dia 27 de novembro, em Lisboa.
Recorde-se que Comité Olímpico de Portugal (COP), em parceria com a Fundação Millennium BCP, instituiu em 2014 os “Prémios COP/Fundação Millennium BCP Ciências do Desporto”, destinados a distinguir anualmente os melhores trabalhos de investigação nas diversas áreas das ciências do desporto.

Estes prémios visam apoiar e estimular o desenvolvimento do desporto através da qualidade da investigação científica sobre os seus fatores críticos de competitividade.

São seis as áreas distinguidas, que se repartirão por anos pares e ímpares. Nos anos pares, a iniciar em 2014, as áreas a concurso foram o Treino Desportivo, a Psicologia e Pedagogia do Desporto e a Medicina do Desporto. Nos anos ímpares, a iniciar em 2015, serão eleitas a Fisiologia e Biomecânica do Desporto, a Gestão e Desenvolvimento do Desporto e a História e Sociologia do Desporto. No presente ano foram recebidas 25 candidaturas, nas três categorias a concurso.


Conteúdo Recomendado