Docente do Politécnico de Castelo Branco colabora na primeira norma internacional para a robótica e automação

http://www.sbctv.pt/admin/img/artigos/ipcb.jpg

O Professor Paulo Jorge Sequeira Gonçalves, docente na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco, participou no desenvolvimento da primeira norma do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) na área da automação e robótica.

O grupo de trabalho teve a participação de peritos de prestigiadas instituições dos cinco continentes, tendo o docente do IPCB desempenhado também o papel de secretário.

Esta norma, “Ontologies for Robotics and Automation” (ORA) Standard (P1872) foi aprovada pela associação de normalização do IEEE (IEEE-SA), na sua reunião do passado dia 16 de fevereiro, e define uma ontologia que especifica os principais conceitos, relações e axiomas da robótica e automação. Tem como principal objetivo ser uma referência para a representação do conhecimento e raciocínio em robôs, bem como um vocabulário formal de referência para a transmissão de conhecimentos entre robôs e seres humanos.

Desde os finais de 2011, quando se iniciaram os trabalhos, que o grupo se reuniu mensalmente por videoconferência e sempre que possível presencialmente nas maiores conferências do IEEE, na área: ICRA e IROS. Durante o processo, foram realizadas várias sessões especiais e workshops em conferências de prestígio na área da automação e robótica, bem como algumas publicações em revistas de topo da área.


Conteúdo Recomendado