Docente da UBI presidente da Academia Europeia de Optometria e Ótica

Eduardo Teixeira tomou posse, em meados deste mês, como líder do organismo, durante a conferência internacional que decorreu em Barcelona.

Eduardo Teixeira, docente da Universidade da Beira Interior (UBI), assumiu em Barcelona a presidência da Academia Europeia de Optometria e Ótica (AEOO).

A tomada de posse para o mandato, que terá a duração de dois anos, decorreu durante a 9.ª Conferência do organismo, que se realizou entre os dias 11 e 14 de maio.

Natural da Covilhã e licenciado pela UBI em Optometria e Optotecnia (Física Aplicada), Eduardo Teixeira fez mestrado na Universidade do Minho, está ligado à sociedade científica desde a sua criação, em 2009. Foi membro fundador e diretor inaugural, daí que considere o novo cargo o “corolário lógico e consequente desse envolvimento”, que lhe possibilita dar continuidade ao trabalho realizado em “prol dos valores em que a Academia está empenhada”.

“A prática dos cuidados visuais na Europa está em mudança. Estas mudanças ocorrem a diferentes ritmos nos diferentes países. Clínicos, investigadores, professores e alunos devem trabalhar em conjunto para assegurar que questões como  o envelhecimento das populações, um aumento na necessidade de cuidados de saúde, os avanços tecnológicos e os constantes desafios dos consumidores sejam atendidos”, refere Eduardo Teixeira, acrescentando: “Nós estamos a ajudar estes profissionais a trabalhar em colaboração, não em isolamento, para irem ao encontro destes desafios. Somos parte da mudança e queremos transformar a optometria e ótica na Europa”.

Para os próximos dois anos, o docente da UBI tem como grandes objetivos a consolidação da organização e o aumento do número de associados, com a adesão de mais associações profissionais, universidades e grupos de investigação, entre outros.

“Pretendo dar seguimento ao trabalho que os colegas têm vindo a desenvolver no âmbito dos objetivos estratégicos no domínio da optometria e ótica: desenvolvimento do conhecimento científico, promoção da educação, avanço da investigação, promoção da ciência prática, das competências profissionais e a conduta dos Membros da academia em prol do benefício público”, explica Eduardo Teixeira.  

A AEOO está sedeada em Londres e congrega 600 cientistas, profissionais e instituições. Apesar de ter uma base europeia, é uma organização que vai mais além das fronteiras do continente, com membros do Canadá, Líbano, Emirados Árabes Unidos, EUA Irão e Israel.


Conteúdo Recomendado