Distrito da Guarda tem 64 cooperativas

Anuário Comercial do Sector Cooperativo 2008/2009 De acordo com a edição 2008/2009 do Anuário Comercial do Sector Cooperativo, existem 65 cooperativas no Distrito da Guarda que exercem a sua actividade em diversos sectores, sendo as actividades mais significativas, aquelas que estão relacionadas com a produção de azeite, vinhos e agricultura.   As cooperativas existentes no […]

Anuário Comercial do Sector Cooperativo 2008/2009

De acordo com a edição 2008/2009 do Anuário Comercial do Sector Cooperativo, existem 65 cooperativas no Distrito da Guarda que exercem a sua actividade em diversos sectores, sendo as actividades mais significativas, aquelas que estão relacionadas com a produção de azeite, vinhos e agricultura.
 
As cooperativas existentes no Distrito estão agrupadas da seguinte forma: agricultura/comércio por grosso (7), agricultura e pecuária (3), alimentos compostos para animais (1), azeite/produtores (11), comércio a retalho/organizações de consumidores (4), consultoria (1), crédito (4), cultura e recreio (1), editoras/jornais (2), ensino básico (2º e 3º ciclos) (1), ensino especial (1), exploração florestal (1), fruticultura e horticultura (2), frutos secos (2), habitação e construção (4), pecuária (1), pecuária/comércio por grosso (1), queijo (1), rádio/estações (3), teatro/grupos (1), turismo (1), vinhos/comércio por grosso (2) e vinhos/produtores (9).
 
No sector do azeite, o mais significativo de todos, o concelho de Vila Nova de Foz Côa é aquele que está mais representado, com Cooperativas de Olivicultores em Almendra, Cedovim, Freixo de Numão, Custóias do Douro e de Vila Nova de Foz Côa. Segue-se o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo com unidades em Escalhão e Vilar Torpim. Trancoso possui a Cooperativa de Freches e Meda a Cooperativa de Poço do Canto. Gouveia também tem uma Cooperativa Agrícola de Olivicultores e Seia possui a Cooperativa de Olivicultores de Tourais. Em relação à produção de vinho existem as seguintes cooperativas: Beira Serra (Vila Franca das Naves, Trancoso), Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa), Meda, Pinhel, S. Paio (Gouveia), Vale da Teja (Foz Côa), Vila Nova de Foz Côa e Vila Nova de Tazém (Gouveia).
 
Agricultura e pecuária
 
Na área da agricultura/comércio por grosso contam-se a AGRO-FORNOS (Fornos de Algodres), BANDARRA (Trancoso), CAR – Cooperativa Agrícola de Riba-Côa (Figueira de Castelo Rodrigo), COCEBA – Cooperativa Agro-Pecuária de Celorico da Beira, COOPCÔA – Cooperativa Agrícola do Concelho de Almeida, a FORTALEZA – Cooperativa de Agricultores de Almeida e Cooperativa Agrícola dos Agricultores do Concelho de Seia. No sector da agricultura e pecuária contabilizam-se três equipamentos: AGROGUARDA (Guarda) COABEIRAS (Aguiar da Beira) e TERRA PRESERVADA (São Paio, Gouveia). Na pecuária surge a BEIRATRUZ (Valverde, Almeida) e no sector da pecuária/comércio por grosso é indicada a PECUSCÔA (Vila Franca das Naves).
 
No sector queijeiro existe apenas a ESTRELACOOP (Celorico da Beira). A Cooperativa Agrícola Egitaniense EGI-COOP, com sede na Guarda, é a única do Distrito a operar no sector dos alimentos e compostos para animais. A COOPESGOUVE (Gouveia), a COOPOITO (Manteigas), a Cooperativa Popular de Consumo de Loriga (Seia) e a Pessoal da Têxtil Lopes da Costa (Moimenta da Serra, Gouveia) são as organizações que operam no ramo do comércio a retalho/organizações de consumidores, segundo a edição 2008/2009 do Anuário Comercial do Sector Cooperativo. De acordo com a mesma publicação, o Distrito possui uma cooperativa na área da consultoria, a PLANICÔA (Guarda) e Caixas de Crédito Agrícola Mútuo em Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Seia e Vila Nova de Tazém.
 
Cultura e ensino
 
Na área da cultura e recreio existe a CRIOVIDA – Agência Cooperativa para a Preservação da Vida (Vilar Formoso) e em relação a editoras/jornais, a Cooperativa Jornalística de Manteigas e a Folha de Trancoso. Na área do ensino, a publicação dá conta da existência do Externato Secundário do Soito 8Sabugal) e da CERCIGuarda (ensino especial). A COFLORCEL de Celorico da Beira é a única no sector da exploração florestal. Na floricultura e horticultura surgem a Cooperativa de Produtores de Frutos Secos de Chãs (Foz Côa) e a Cooperativa Agrícola dos Produtores de Fruta do Distrito da Guarda (Pinhel).
 
A COAMÊNDOA – Cooperativa Agrícola de Produção de Frutos de Casca Rija (Freixo de Numão) e a Cooperativa Agrícola dos Produtores de Amêndoa de Trás-os-Montes e Alto-Douro (Foz Côa) são as únicas no domínio dos frutos secos. Na habitação e construção surgem a Casa Jovem (Guarda), a Habijovem (Seia), O MORRO (Meda) e O NOSSO ABRIGO (Guarda). Em relação às estações de rádio, o referido anuário de 2008/2009 dá conta de cooperativas em Gouveia (Antena Livre de Gouveia), Trancoso (Rádio Bandarra) e Foz Côa (Rádio Clube Foz Côa). No teatro, o Aquilo Teatro (Guarda) é a única cooperativa do género do Distrito. Ao nível do turismo apenas é referida a Turmontanha (Manteigas) e, na comercialização de vinhos, a Superdouro (Foz Côa) e UNACOBI (Pinhel).

Conteúdo Recomendado