Dia Internacional dos Arquivos assinalado em Manteigas

Na próxima sexta-feira, dia 9 de junho, é comemorado o Dia Internacional dos Arquivos, data instituída em junho de 1948 em homenagem à criação do Conselho Internacional dos Arquivos (CIA) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Comemorado desde 2007, este dia tem sido usado para consciencializar as comunidades sobre a importância dos arquivos, quer públicos quer privados, sobretudo para a história local.

O Arquivo Municipal de Manteigas associa-se a estas comemorações disponibilizando o seu Portal, a partir do próximo dia 9 de junho, através do qual “os cidadãos poderão ter acesso a um conjunto de documentos, até então acessíveis apenas por consulta presencial”, refere a autarquia. “Através do Portal do Arquivo Municipal o leitor terá à disposição descrições arquivísticas sobre as suas coleções e as respetivas representações digitais”, acresenta.

Segundo o Município de Manteigas, “este projeto representa não apenas uma viragem no acesso à informação, como contribuirá para salvaguardar os originais do uso e manuseio excessivos. A partir do próximo dia 9 de junho estarão disponíveis em suporte digital, a partir do website do Arquivo Municipal de Manteigas, já alguns documentos, aos quais serão acrescentados outros de forma faseada.”

A par desta iniciativa, também no dia 9 de junho, o Arquivo Municipal promove o Dia Aberto, proporcionando visitas guiadas ao longo de todo o dia.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até às 16 oras do dia 08 de junho, a qual poderá ser feita por telefone (275 980 000) ou por correio eletrónico (arquivo@cm-manteigas.pt), indicando nome e contacto. Os participantes serão posteriormente avisados da hora de início da visita ao Arquivo.


Conteúdo Recomendado