Quatro caminhadas para descobrir as Aldeias de Montanha em agosto

Este mês há passeios pedestres para divulgar a riqueza natural e cultural das Aldeias de Montanha, no concelho de Seia, e da Serra da Estrela.

Todas as quartas-feiras, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) vai organizar pequenas caminhadas «com algum grau de dificuldade e de extensão semelhante, entre seis e sete quilómetros», adianta o município de Seia em comunicado.

O primeiro percurso aconteceu na passada quarta-feira, dia 3, na zona da Torre. Para dia 10 está agendado o trilho da Rota das Canadas, em Alvoco da Serra, com mais de seis quilómetros e uma envolvente de afloramentos graníticos, giestais, urzais e campos agrícolas. Sete dias depois parte-se à descoberta do vale da ribeira da Caniça (Lapa dos Dinheiros), num percurso com cerca de sete quilómetros. A última caminhada acontece a 24 de agosto e seguirá pela Rota das Minas do Círio, ao longo do vale da ribeira de Valezim, num trajeto de 7,1 quilómetros.

Os participantes vão descobrir uma antiga exploração mineira de estanho e volfrâmio do período da Segunda Guerra Mundial. Os interessados em participar nos passeios devem inscrever-se junto do CISE, sendo que cada atividade custa cinco euros. A rede de percursos pedestres das Aldeias de Montanha é constituída por 14 rotas, com cerca de 100 quilómetros, nas localidades de Alvoco da Serra, Cabeça, Lapa dos Dinheiros, Loriga, Sabugueiro, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide.

Os interessados podem consultar todas as informações aqui.


Conteúdo Recomendado