Modalidade de Boccia implementada em Fornos de Algodres

No passado dia 1 de março, o Município de Fornos de Algodres promoveu o 1º encontro Boccia Sénior Fornos Vida, no Pavilhão Gimnodesportivo local.

Organizado pelo Gabinete de Desporto do Município de Fornos de Algodres em parceria com o CLDS 3G Servir Fornos de Algodres, esta foi uma iniciativa que teve como objetivo proporcionar aos seus alunos séniores momentos de convívio e de atividade desportiva, combatendo assim o isolamento e a saúde da população na terceira idade.

Segundo a organziação,  “ao ser lecionada pela primeira vez no projeto Fornos Vida, a modalidade de Boccia, alimentava, no início do ano letivo, uma enorme expectativa. Com o decorrer das aulas, verificou-se que as expetativas formuladas iam sendo, claramente, superadas.”

Foi então que o Município de Fornos de Algodres se viu na “obrigação” de organizar o 1º encontro Boccia Sénior Fornos Vida.

Este I Encontro contou com a participação de 38 equipas, num total de cerca de 140 participantes, o que é notável para uma iniciativa que está a dar os primeiros passos, oriundas dos diversos grupos do projeto, apresentando-se como um momento de inclusão pelo desporto, onde se pretendeu que os participantes colocassem em prática, através do jogo formal, as competências adquiridas ao longo do primeiro trimestre de existência do Programa.

Num clima de enorme ambiente desportivo e de promoção do bem-estar e de inclusão, todos os envolvidos puderam demonstrar a sua perícia.

Desta forma, os séniores desfrutaram do prazer de jogar e de “competir” e, com isso, romperam estigmas associados ao envelhecimento, como a rotina, a inatividade, o isolamento social e a falta de autonomia.

Este programa, tornou-se uma realidade, tornando-se numa mais-valia fantástica para a dinamização socio-desportiva da população sénior do concelho, fazendo pessoas mais saudáveis, mais ativas e mais felizes.

O Boccia Sénior consiste numa modalidade desportiva adequada e adaptada à condição física dos mais idosos, sendo um jogo de estratégia estimulante, capaz de promover o raciocínio, a concentração e a memória, ao mesmo tempo que desenvolve a destreza física e motora dos seus praticantes. Para além das mais-valias a nível físico e psicológico, é uma modalidade que promove o convívio e a socialização, contribuindo para a quebra de rotinas e do isolamento muito comum em faixas etárias mais avançadas.


Conteúdo Recomendado