Departamento de Ciências do Desporto da UBI entre os 100 melhores do mundo

http://www.ubi.pt/Entidade/Ciencias_Sociais_e_Humanas

O ShanghaiRanking analisou qualidade da investigação feita em Ciências do Desporto na UBI, que é também a terceira melhor universidade do país nesta área.

O departamento de Ciências do Desporto da Universidade Beira Interior (CDC-UBI) está entre os 100 melhores do mundo, e é o terceiro em Portugal, nesta área, de acordo com o ShanghaiRanking, onde aparece listado pela primeira vez.

Para a definição da posição neste ranking do departamento de Ciências do Desporto da UBI foram tidos em conta os artigos publicados na base do “ISI Web of Knowledge”, qualidade e número de citações dos próprios artigos, a publicação em revistas ou jornais científicos do Top25 desta área e as colaborações internacionais, que estiveram em análise a partir da coautoria.

Daí que o resultado expresse a evolução do DCD-UBI ao nível da investigação científica, a principal atividade analisada no ranking.

“É uma excelente notícia para o departamento de Ciências do Desporto e para a própria Universidade da Beira Interior, porque o departamento conseguiu efetivamente entrar no ranking e porque consegue ficar em terceiro lugar no âmbito das universidades portuguesas, estando apenas Lisboa e Porto à frente, mas também não nos podemos comparar”, sublinha a presidente do departamento, Kelly o’Hara.

A docente da UBI lembra ainda que se trata de um ranking que, “pela sua própria projeção, no fundo consolida a UBI – dentro desta área – num contexto internacional, o que é fundamental no que respeita ao Mestrado e Doutoramento, mas também para os cursos de 1º ciclo, não tanto numa forma de divulgação – porque os alunos que vêm para o 1º ciclo não estarão muito alerta para este tipo de coisas -, mas são aspetos sempre positivos”.

De resto, considera aquela responsável, “se isto acontece é porque houve investigação e a procura da qualidade está bem patente, embora eu defenda que não é porque aparecemos agora neste ranking que não sabíamos que já havia qualidade. Agora, evidentemente, este tipo de rankings dá outra visibilidade”.

Esta distinção “projeta a investigação que se faz no departamento e devemos estar todos satisfeitos e procurar sustentar esta posição”, defende Kelly o’Hara.

De referir que o Departamento de Ciências do Desporto integra a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e ministra a Licenciatura em Ciências do Desporto (1.º Ciclo), os mestrados em Ciências do Desporto e Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (2.º Ciclo) e Doutoramento em Ciências do Desporto (3.º Ciclo). É, também, uma das entidades de Ensino Superior que fundaram o Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD).


Conteúdo Recomendado