David Rosa e Maaris Meier vencem XCO Internacional de Marrazes

Vários atletas do distrito da Guarda marcaram presença na prova. O destaque vai para o primeiro lugar obtido pela atleta natural de Souropires, Pinhel, Patrícia Gonçalves, do Clube BTT Seia, na categoria Master Feminino.

O campeão luso David Rosa e a estoniana Maaris Meier (Maiatos/Rebanorte) ganharam, este domingo,  a primeira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), uma corrida internacional, disputada na pista permanente de Marrazes, Leiria.

A competição de elite masculino assistiu a um duelo entre portugueses, do qual saiu vencedor David Rosa, 1m46s mais rápido do que Mário Costa (Primaflor/Mondraker), segundo classificado. O terceiro foi José Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias e Araújo/Frulact), a 2m05s. João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar), oitavo da geral, foi o melhor sub-23.

A estoniana Maaris Meier superiorizou-se na prova de elite feminina, relegando a campeã lusa, Joana Monteiro (Primaflor/Mondraker) para o segundo lugar, a 51 segundos. A sub-23 Ana Tomás (BTT Seia) entrou com o pé direito na nova época, conseguindo ser a melhor nesse escalão etário e terceira na geral, a 1m28s da vencedora.

A corrida de juniores masculinos foi muito equilibrada, decidindo-se sobre o risco de meta. O espanhol Ivan Feijoo (Academia Postal/Actyon/MMR/Maceda) foi o melhor, com um segundo de vantagem sobre o júnior da equipa da casa, Guilherme Mota (Marrazes/Gui/Breijinho/Bike Zone Leiria). O terceiro foi Carlos Salgueiro (Maiatos/Reabnorte), a 25 segundos.

Na mesma categoria, mas em femininas, o desequilíbrio foi maior. Marta Branco (Maiatos/Reabnorte) triunfou com à vontade, deixando Jéssica Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) a 2m55s e Ana Fernandes (20 Km Almeirim/Restaurante O Forno) a 4m46s.

Em cadetes impuseram-se Carlos Canal (Academia Postal/Actyon/MMR/Maceda) e Daniela Campos (BTT Loulé/BPI/Elevis). Os melhores veteranos foram o master 30 André Filipe (CPR A-do-Barbas), o master 40 Davide Inácio, o master 50 Reinaldo Luís (ProRebordosa/Oforsep/RJ Group) e a master Patrícia Gonçalves (BTT Seia). Ricardo Gomes (Saertex Portugal/Edaetech) foi o mais rápido entre os paraciclistas.

Os Maiatos/Reabnorte foram o melhor coletivo no arranque da edição de 2017 da Taça de Portugal de XCO.

Marrazes acolheu neste domingo também o primeiro Encontro Inter-Regional de Escolas de BTT da Zona B, no qual participaram 171 crianças e jovens, que contribuíram para o ambiente de festa que se viveu naquela freguesia leiriense.

Vários atletas do distrito da Guarda marcaram presença, nomeadamente Rodrigo Fonseca (Trancoso) – BTT Seia – 25º Cadetes, Pedro Augusto (Sabugal) – SAERTEX Portugal /Edaetech – 31º Junior, Ricardo Teixeira (Sabugal) – Team Biciletas Santiago – 31º Elite e Pedro Marques (Guarda) – BTT Seia – 20º em Master 30. O destaque vai para o primeiro lugar obtido pela atleta natural de Souropires, Pinhel, Patrícia Gonçalves, do BTT Seia na categoria Master Feminino.

O Clube BTT Seia alcançou o 3º lugar por equipas com o 1º lugar em Master feminina- Patrícia Pinheiro Gonçalves, terceiro lugar em elites femininas e 1ºlugar em Sub 23 de Ana Tomás. Tiago Amorim conquistou o 29º lugar na classe Elite e Julien alcançou o terceiro lugar de cadetes masculinos. Estiveram também em prova,  Paulo Serra em master 40 com um 4º lugar, Rui Casquinha em master 30, 7º lugar, Pedro Marques em master 30,  20º lugar e Rodrigo Salvador Fonseca em 25º cadetes masculinos.

Consulte aqui as Classificações Completas e o Ranking.

 



Artigos Relacionados / Pub