Deputado do PS questiona Governo sobre minas em Gouveia e Fornos de Algodres

Santinho Pacheco quer ainda saber “que montantes estão envolvidos na execução dessas empreitadas” e “qual o prazo previsto da intervenção no terreno”.

O deputado socialista Santinho Pacheco anunciou hoje que questionou o Governo, através da Assembleia da República, sobre a reabilitação ambiental de antigas minas situadas nos concelhos de Gouveia e Fornos de Algodres, no distrito da Guarda.
No documento dirigido ao secretário de Estado da Energia, o deputado pergunta para quando está previsto o lançamento das empreitadas de reabilitação ambiental das minas de Castelejo, Formiga e Vale de Videira, no município de Gouveia, e de Vales, em Fornos de Algodres.
Santinho Pacheco quer ainda saber “que montantes estão envolvidos na execução dessas empreitadas” e “qual o prazo previsto da intervenção no terreno”.
Segundo o deputado, é do conhecimento público e dos departamentos governamentais que existem na região do Alto Mondego, designadamente nos concelhos de Gouveia e de Fornos de Algodres, “um conjunto de antigas minas cuja reabilitação ambiental há muito devia ter acontecido”.
“Designadamente, as minas existentes em freguesias como Vila Cortês da Serra ou Arcozelo da Serra, no município de Gouveia, pelo perigo que constituem para a qualidade de vida das populações e para as atividades tradicionais no mundo rural”, salienta.
Na opinião do deputado do PS, a intervenção solicitada justifica-se, também, tendo em conta que o município de Gouveia “é absolutamente essencial para a qualidade das águas da bacia hidrográfica do [rio] Mondego”, pois aquele curso de água nasce naquele concelho da Serra da Estrela.
Assim, considera que, “mais reforçada deve ser, pelas questões ambientais envolvidas”, a preocupação “com o meio natural e a sua qualidade a nível do solo e subsolo”.
O concelho de Gouveia situa-se na Serra da Estrela, no distrito da Guarda, e uma parte significativa do seu território integra o Parque Natural da Serra da Estrela, “uma área protegida determinante para a oferta turística da região”, assinala.
Para Santinho Pacheco, o património natural é “um elemento essencial do desenvolvimento do território, pelo que a sua valorização é uma tarefa essencial dos poderes públicos a nível nacional, regional e local”.


Conteúdo Recomendado