Deputado do PS alerta Governo para amianto em cobertura de escola de Gouveia

As referidas coberturas estão “verdadeiramente a desfazer-se com a consequente libertação de amianto o que coloca em risco, há muitos anos, a saúde pública.

O deputado socialista Santinho Pacheco anunciou hoje que alertou o Governo, através da Assembleia da República, sobre a existência de amianto na cobertura da Escola Secundária de Gouveia, no distrito da Guarda.
No documento dirigido ao Ministro da Educação, o deputado eleito pelo círculo eleitoral da Guarda pergunta se “está ou não prevista uma intervenção na Escola de Gouveia para remoção do amianto e substituição da cobertura dos edifícios escolares”.
Santinho Pacheco quer ainda saber “que prioridade lhe foi atribuída e para quando estão previstas as obras tão necessárias e urgentes” no estabelecimento de ensino daquela cidade da região da Serra da Estrela.
O socialista explica que teve conhecimento da situação pela direção, quando visitou a escola para participar na sessão local do Parlamento dos Jovens.
Na ocasião, foi-lhe “confirmado” que se verifica “a degradação da cobertura dos edifícios escolares”, particularmente das antigas oficinas, em fibrocimento.
As referidas coberturas estão “verdadeiramente a desfazer-se com a consequente libertação de amianto o que coloca em risco, há muitos anos, a saúde pública e, particularmente, a dos membros daquela comunidade educativa”, alerta.
O deputado lembra que “tem sido constante a pressão de pais, alunos e professores, de toda a sociedade civil, dos partidos políticos, junto do atual executivo e de Governos anteriores, para tentar solucionar” o problema.


Conteúdo Recomendado