Vencedores dos Prémios TeatrUBI - Ciclo de Teatro 2017 já são conhecidos

Fechou no passado dia 27 de março, dia mundial do teatro, a cortina do 21.º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, o festival de teatro universitário mais antigo do país a ser realizado de forma ininterrupta.

A edição deste ano decorreu entre os dias 14 e 27 de março no Teatro Municipal da Covilhã, onde passaram vários grupos universitários e profissionais que nos chegaram provenientes do nosso país mas também de Espanha, Brasil e pela primeira vez, da Roménia.

A 21.ª edição deste festival encerrou com a apresentação do espetáculo “Sangue e Outras Substâncias”, de Rui Pires e Sérgio Novo e com interpretação de Daniela Matos, Edmilson Gomes, Gonçalo de Morais, Helena Ribeiro e Renan Vianna.

Mas antes da apresentação do espetáculo do TeatrUBI e ASTA, decorreu a cerimónia de entrega dos “Prémios TeatrUBI – Ciclo de Teatro”, onde as companhias universitárias disputavam entre si quatro distinções: “Melhor Espetáculo”, “Melhor Interpretação Masculina” e “Melhor Interpretação Feminina”, estes votados pelo júri do festival e ainda o “Prémio do Público para Melhor Espetáculo”, votado pelo público que se deslocou ao teatro municipal.

O prémio do júri para “Melhor Espetáculo” foi atribuído em ex aequo a dois espetáculos, sendo os vencedores “Cousas que Trouxo a Chuvia”, da Aula de Teatro da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), com direção de Roberto Salgueiro e “Lorca en la Suite de los Espejos”, do Grupo de Teatro y Danza de la Universidad de Granada (Espanha), com direção de Rafael Ruiz.

O prémio de “Melhor Interpretação Masculina” foi atribuído ao ator Bogdan Gontineac, pelo seu desempenho no espetáculo “The Glass”, com direção de Filip Odangiu e Ferenc Sinko para a Facultatea de Teatru si Televiziune Universitatea Babes-Bolyai (Cluj-Napoca, Roménia).
O público votou para o “Prémio do Público p/ Melhor Espetáculo”, sendo o grande vencedor deste ano a peça “El Hotel de los Suicidas”, da Arte 4 – Estudio de Actores (Madrid, Espanha), com direção de Ramón Quesada.


Conteúdo Recomendado