Pinhel e Vila Nova de Foz Côa abrangidas por projeto que leva ópera a escolas e monumentos

O Município de Leiria lidera projeto para levar a ópera a escolas e monumentos, no âmbito do projeto “O.P.(us) – Ópera no Património”, no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro.

Em nota de imprensa, a Câmara de Leiria informa que está a liderar a candidatura do Programa “O.P.(us) – Ópera no Património” ao Programa Operacional Regional do Centro, com um projeto que visa a realização de um conjunto de eventos de cariz operático associados ao património, à cultura e aos bens culturais dos territórios de Leiria, Batalha, Viseu, Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e Coimbra, num total de 91 espetáculos por ano.

Segundo a autarquia, este programa assenta na realização de 18 obras referenciais da história da música a partir de uma estrutura profissional que integra orquestra, coro, solistas, encontrando-se alinhado com uma estratégia regional que tem como objetivo contribuir para a preservação dos valores naturais e culturais.

Este destaque à cultura poderá ser conseguido “por via da sua conservação e valorização turística, enquanto fatores de competitividade e de desenvolvimento económico, através de iniciativas que visem incrementar o turismo cultural, criar emprego e riqueza, valorizar os equipamentos associados ao património e alargar os potenciais beneficiários e a captação de fluxos turísticos, dinamizando os espaços culturais existentes”.

Uma das ideias chave do “O.P.(us) – Ópera no património”, que tem como mentor e programador o maestro José Ferreira Lobo, é a dinamização do património material, através da organização de espetáculos em imóveis ou locais de valor patrimonial extraordinário, seja arquitetónico, urbano ou natural, concedendo à obra musical uma dimensão cénica notável, refere ainda o comunicado.

Com um investimento de 971.502,05 euros, o programa divide-se em três tipologias: residências artísticas, concerto operático na Universidade de Coimbra e residências artístico/pedagógicas, tendo associado um programa de animação que integra conferências, roteiros turístico-culturais, visitas ao património e aos museus de cada município e outras realizações complementares, estando calendarizado para os anos de 2017, 2018 e 2019.

Para além das residências artísticas, onde estão previstas realizações operáticas, concertos coral-sinfónicos e concertos de música de câmara no património, o programa contempla ainda a realização de concertos pedagógicos para o público escolar de cada território, ascendendo este número a 55 concertos por ano.

Dos locais envolvidos, destacam-se monumentos nacionais inscritos na lista do património mundial da UNESCO, como o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, os sítios pré-históricos de arte rupestre do Vale do Rio Coa e de Siega Verde, a Universidade de Coimbra, e ainda outros imóveis classificados como monumento nacional, como a Igreja Matriz da Batalha, a Sé, o Castelo e Capela de S. Pedro, em Leiria, a Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa, a Sé de Viseu, o Museu Grão Vasco, e o Castelo de Pinhel.


Conteúdo Recomendado