Criação artística sobre a capeia arraiana patente no Sabugal

A Praça da República, em frente à Câmara Municipal do Sabugal, acolhe uma criação artística sobre a manifestação tauromáquica da capeia arraiana, considerada “uma das mais expressivas manifestações de tauromaquia popular do país”.

Segundo a autarquia do Sabugal, trata-se de uma obra de Fernando Birra, composta por duas peças: um touro e uma representação da galha esquerda do forcão (estrutura triangular em madeira suportada pelo grupo de homens que enfrenta as investidas do touro).

A capeia típica da zona do Sabugal foi a primeira manifestação de Cultura Imaterial a ser registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (novembro de 2011).

Segundo o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), a Capeia Arraiana é «uma manifestação tauromáquica específica das comunidades de onze freguesias do concelho do Sabugal, caracterizada pelo facto de a lide do touro bravo ser realizada com o auxílio do forcão, estrutura triangular em madeira suportada pelo grupo de homens que enfrenta as investidas do touro». No próximo domingo, dia 31 de julho, a localidade de Quadrazais acolhe a tradicional capeia arraiana e encerro.

Confira aqui todas as datas:

calendario_capeias


Conteúdo Recomendado