Comemorações do centenário do nascimento de Vergílio Ferreira terminam no sábado

O município de Gouveia, no distrito da Guarda, encerra no sábado as comemorações do centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, com várias atividades a realizar naquela cidade e também em Melo, terra natal do escritor.

Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, o programa comemorativo termina “com um conjunto de eventos que pretendem manter a dinâmica de um programa iniciado precisamente há um ano, quando se assinalaram os 100 anos do nascimento do escritor”.

O autor de “Manhã Submersa” nasceu na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, na Serra da Estrela, a 28 de janeiro de 1916, e morreu a 01 de março de 1996.

O programa, que decorre sob o lema “366 dias a (re)viver Vergílio Ferreira”, começa às 9 horas de sábado, com uma caminhada pelo Roteiro Literário Vergiliano, organizada pela Juventude Melense em colaboração com a Junta de Freguesia de Melo.

Para as 11 horas está marcada a apresentação, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia, do volume coletivo “Vergílio Ferreira – Escrever e Pensar ou O Apelo Invencível da Arte”, editado pelo município em colaboração com o Instituto de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Segundo a mesma fonte, a publicação “contém dezenas de ensaios de reputados virgilianos, portugueses e estrangeiros” e é o resultado do colóquio internacional com o mesmo nome, realizado em maio de 2016, no Porto e em Gouveia.

O volume coletivo, com organização de Ana Paula Coutinho, Isabel Pires de Lima, Joana Matos Frias e Jorge Costa Lopes, será apresentado por Isabel Pires de Lima.

A aldeia de Melo será o palco das iniciativas a realizar na tarde daquele dia.

Às 14h30, terá início um encontro das bandas musicais do concelho de Gouveia, seguido, pelas 16 horas, da inauguração de uma estátua dedicada a Vergílio Ferreira, da autoria do escultor António Nogueira.

Para as 16h10 está marcada a sessão pública de encerramento das comemorações, com intervenções protocolares e a assinatura do contrato de compra e venda, pelo município de Gouveia, da “Vila Josephine”, também conhecida por “Casa Amarela”, que pertenceu aos pais de Vergílio Ferreira e que inspirou a arquitetura da casa da ficção de “Para Sempre” e “Cartas a Sandra”.

A autarquia assinala na nota enviada à agência Lusa que a assinatura do contrato de aquisição do imóvel será um dos momentos “mais relevantes” do programa, “sobretudo pela atratividade que irá gerar, no futuro, junto dos estudiosos e leitores de Vergílio Ferreira, mas também enquanto polo de desenvolvimento cultural local”.

O programa comemorativo do Centenário do Nascimento de Vergílio Ferreira termina à noite, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Gouveia, com um concerto de Rodrigo Leão, que inclui um tema em estreia nacional e de homenagem ao autor de “Cântico Final”.

O músico será acompanhado em palco pela Orquestra Ligeira de Gouveia, dirigida pelo maestro Hélder Abreu.


Conteúdo Recomendado