Centro de Estudos Ibéricos lança prémio de estímulo à investigação e à inovação

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI), na Guarda, tem abertas as candidaturas para a primeira edição do Prémio CEI-IIT Investigação, Inovação e Território, que pretende distinguir projetos que contribuam para reforçar a coesão, foi hoje anunciado.

Segundo o CEI, as candidaturas podem submetidas até ao dia 17 de abril e o regulamento e formulário de candidatura estão disponíveis em www.cei.pt.

O Prémio CEI-IIT Investigação, Inovação e Território, visa “distinguir trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade”, segundo a entidade promotora.

A fonte refere que a iniciativa decorre do compromisso do CEI “com a cooperação e difusão do conhecimento nestes territórios envolvendo investigadores, atores e instituições de diferentes regiões e países que apostam num justo equilíbrio entre a investigação e a ação”.

O Prémio CEI-IIT tem duas modalidades e cada uma delas terá um apoio financeiro de 2.500 euros.

Apoia trabalhos e projetos de investigação nas áreas de dinâmicas territoriais e iniciativas de desenvolvimento local, património, recursos do território e riscos naturais, coesão social e governança, capacitação e modernização institucional.

A outra vertente é de apoio a projetos e iniciativas inovadoras de dinamização económica e social, que contribuam para a coesão dos territórios de baixa densidade, que apostem, sobretudo nos domínios da valorização e uso eficiente dos recursos endógenos, tecnologias ao serviço da qualidade de vida e inovação territorial.

O anúncio do lançamento deste prémio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, no dia 01 de julho de 2016, na cerimónia de entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2016 ao escritor chileno Luís Sepúlveda.

O autarca anunciou que, em 2017, além do Prémio Eduardo Lourenço, o CEI iria atribuir um outro denominado Prémio CEI-IIT, Investigação, Inovação e Território, para “distinguir a investigação inteligente, a inovação e o empreendedorismo”.

O CEI, que atribuiu desde 2004 o Prémio Eduardo Lourenço – destinado a premiar personalidades ou instituições “com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas” – foi criado a partir de um desafio lançado pelo ensaísta Eduardo Lourenço, natural de São Pedro do Rio Seco, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, na sessão solene comemorativa do Oitavo Centenário do Foral da Guarda, em 1999.

Foi criado em resultado de uma parceria que envolveu inicialmente a Câmara Municipal da Guarda e as Universidades de Coimbra e de Salamanca (Espanha) e, mais tarde, o Instituto Politécnico local.


Conteúdo Recomendado