Covilhã reivindica entidade autónoma para gestão do turismo na Serra da Estrela

O presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira (PS), reivindicou, na passada sexta-feira, a criação de uma entidade de turismo autónoma para a marca Serra da Estrela, que atualmente está agregada no Turismo do Centro.

“Espero que com o novo Governo da República sejam tomadas medidas no sentido de a marca Serra da Estrela voltar a ser dinamizada. Nós não podemos continuar a ter a marca Serra da Estrela diluída no Turismo do Centro“, afirmou o autarca à margem de uma conferência de imprensa para apresentação do programa de Natal daquele concelho.

Vítor Pereira ressalvou que o Turismo do Centro é uma instituição que naturalmente tem importância e que a autarquia respeita, mas também sublinhou que não abdicará de “lutar e pugnar para restituir à região uma entidade que puxe, dinamize e aprofunde a marca Serra da Estrela”.

“Estamos diluídos numa entidade comum. Mas o que é que a Serra da Estrela tem a ver com os Templários ou com Fátima ou com o turismo de mar? Nós temos uma especificidade que é única no nosso país e, portanto, é incompreensível e inconcebível que a nossa marca não tenha um tratamento próprio e adequado”, sustentou.

O autarca garantiu ainda que, “à primeira oportunidade”, encaminhará tal reivindicação ao novo titular da pasta do turismo.

Lembrando que a principal porta de entrada para a Serra da Estrela é a Covilhã, Vítor Pereira também assumiu a ambição de que, caso seja criada, a sede dessa entidade fique nesta cidade.

“O nome e o formato são indiferentes, o importante é que exista uma estrutura independente com autonomia suficiente para não depender de uma outra entidade e para poder tomar iniciativas”, fundamentou.

Segundo defendeu, a Serra da Estrela apresenta mais-valias que vão para além da questão da neve, pelo que se deve desenvolver uma estratégia mais abrangente que inclua as outras potencialidades.

Deu como exemplos as possibilidades relacionadas com o turismo termal, o turismo de natureza e aventura e o turismo gastronómico entre outras.

A Região de Turismo da Serra da Estrela esteve sediada na Covilhã até 2013, tendo esta entidade sido então integrada no Turismo de Centro.


Conteúdo Recomendado