Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior na Assembleia da CIMBSE

A Assembleia da CIMBSE é constituída por 46 membros em representação das 15 Assembleias Municipais do Território das Beiras e Serra da Estrela, com perto de 250 mil habitantes.

A Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Helena Freitas, vai fazer um ponto de situação do Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT) na próxima reunião da Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) que se realiza na próxima quinta-feira, dia 30 em Fornos de Algodres.

A professora Helena Freitas fará a sua abordagem no Período Antes da Ordem do Dia da assembleia que decorre a partir das 15 horas, no Auditório do Centro Cultural Paulo Menano, em Fornos de Algodres, e para a qual estão convidados todos os interessados segundo uma nota de imprensa.

“Suster o acelerado processo de empobrecimento e despovoamento dos territórios do interior» é o principal objetivo do Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT), do qual constam 164 medidas que incluem apoios fiscais à localização de empresas, incentivos à fixação de profissionais qualificados, o reforço da aposta na ferrovia e a contratação de quadros. A intenção é contribuir para o desenvolvimento de projetos que se possam revelar diferenciadores para a região e direcionado para oito áreas de intervenção: envelhecimento com qualidade, inovação da base económica, capital territorial, cooperação transfronteiriça, a relação entre o rural e o urbano, a acessibilidade digital, a atratividade territorial e abordagens de rede e participação.

A Assembleia da CIMBSE é constituída por 46 membros em representação das 15 Assembleias Municipais do Território das Beiras e Serra da Estrela, com perto de 250 mil habitantes.


Conteúdo Recomendado