Constantino Rei reeleito presidente do IPG

O presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Constantino Rei, foi reeleito para continuar à frente da instituição nos próximos quatro anos, num ato eleitoral em que foi candidato único.

Constantino Rei foi eleito por 31 dos 33 elementos do Conselho Geral do IPG, formado por professores, alunos, funcionários e representantes da comunidade, com 25 votos a favor e seis brancos.

O presidente reeleito para o segundo mandato é doutorado em Economia e já foi diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG.

No final do ato eleitoral, Constantino Rei disse à agência Lusa que no mandato para que foi eleito vai procurar garantir a sustentabilidade do instituto e estagnar o decréscimo do número de alunos.

“Vamos dedicar uma especial atenção, tentar ver, dentro daquilo que são os novos públicos, os novos mercados, ver se conseguimos, pelo menos, estagnar o processo de emagrecimento e de decréscimo dos alunos e tentar recuperar mais alunos para alguns cursos, nomeadamente através dos mercados internacionais”, afirmou.

O responsável também promete “tentar construir um modelo ou um programa de atração de novos estudantes”, a juntar ao programa oficial do Governo, que permita ao IPG “captar mais alguns alunos” para os seus cursos.

A outra preocupação de Constantino Rei é no sentido de colocar a instituição “ao serviço da sociedade, das empresas, das organizações, das associações da região, porque o novo Quadro Comunitário está à porta e o papel das instituições de ensino superior é fundamental neste novo quadro”.

O presidente reeleito pretende ainda “alinhar” o plano estratégico do IPG “muito com o plano estratégico da Região Centro e da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela”.

O responsável adiantou que o resultado da eleição vai para homologação, para o Ministério da Educação e Ciência, e a sua tomada de posse poderá ocorrer na primeira semana de dezembro, por ocasião do Dia do IPG.

O Politécnico da Guarda possui as escolas superiores de Saúde, de Educação, Comunicação e Desporto, de Tecnologia e Gestão, e de Turismo e Hotelaria, onde este ano letivo estão inscritos, até ao momento, cerca de 2.200 alunos.


Conteúdo Recomendado