Conferências da Estrela chegam hoje a Gouveia

Nesta iniciativa, a decorrer esta noite, a partir das 21 horas, na Casa da Torre, em Gouveia, será debatido o Ambiente e Biodiversidade em Espaços de Montanha.

As Conferências da Estrela têm como objetivo discutir alguns dos problemas e das preocupações deste Território candidato a Geopark Mundial da UNESCO.

Durante 9 meses, a Associação Geopark Estrela percorrerá os 9 municípios deste Aspirante a Geopark. Após a realização de conferências em Belmonte, Covilhã, Manteigas e Seia, a iniciativa chega hoje ao concelho de Gouveia, onde será debatido o Ambiente e Biodiversidade em Espaços de Montanha, a Comunicação e Identidade Territorial, na Casa da Torre em Gouveia, pelas 21 horas. O debate irá contar com intervenções de Ricardo Brandão (CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), José Conde (CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela) e ainda Fábio Loureiro e Emanuel Castro da Associação Geopark Estrela. A abertura da iniciativa estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu e do Vice-Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Gonçalo Poeta Fernandes.

O Aspiring Geopark Estrela tem por missão contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável do território do Geopark Estrela, com uma área total de 2.737,72 Km2 e 171.668 habitantes, pertencentes aos municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia, bem como apostar na melhoria da qualidade de vida das populações dando amplo relevo à educação, ao desporto, às artes, à cultura e ao turismo, promovendo a competitividade territorial do destino Serra da Estrela.

 

 


Conteúdo Recomendado