Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo em risco "máximo" de incêndio

Quinze concelhos dos distritos de Faro, Guarda, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Bragança apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, em risco ‘máximo’ de incêndio estão os concelhos de São Brás de Alportel, Alcoutim, Tavira e Castro Marim (Faro), Abrantes e Mação (Santarém), Gavião e Nisa (Portalegre), Vila de Rei e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé e Mogadouro (Bragança).

O IPMA colocou também em risco ‘muito elevado’ de incêndio vários concelhos Faro, Beja Lisboa, Santarém, Portalegre, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real.

Os restantes distritos do país apresentam risco ‘elevado’, ‘moderado’ e ‘reduzido’ de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, sendo temporariamente durante a tarde nas regiões Norte e Centro com possibilidade de ocorrência de aguaceiros no interior, e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde, e nas terras altas.

A previsão aponta ainda para pequena subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima no litoral.

Na Madeira prevê-se céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte até final da manhã e a partir do final da tarde e vento fraco a moderado do quadrante norte.

Para os Açores, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva especialmente a partir da tarde, neblinas e vento sudoeste moderado, tornando-se muito fresco a forte com rajadas até 80 quilómetros por hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 28, no Porto entre 13 e 22, em Vila Real entre 16 e 30, em Viseu entre 14 e 29, em Bragança entre 13 e 30, em Coimbra entre 13 e 27, na Guarda entre 14 e 27, em Castelo Branco entre 20 e 35, em Portalegre entre 20 e 33, em Santarém entre 16 e 32, em Évora entre 15 e 35, em Beja entre 17 e 35, em Faro entre 19 e 30, no Funchal entre 18 e 24, em Ponta Delgada entre 17 e 21, na Horta entre 15 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 22.


Conteúdo Recomendado