Comemorações do 25 de Abril em Celorico da Beira

No âmbito da comemoração do 43º Aniversário do 25 de Abril, o Município de Celorico da Beira preparou um conjunto de iniciativas para assinalar a efeméride.

As comemorações do Dia da Liberdade terão início pelas 10h30, com o hastear da bandeira nacional nos Paços do Concelho.
Para as 11 horas está prevista uma homenagem ao “Soldado de Abril” e a todos os militares naturais do concelho, combatentes na Guerra Colonial com deposição de coroa de flores.

Seguidamente, às 11h30, o Centro Cultural de Celorico da Beira acolhe a abertura da exposição dedicada a um dos escritores do movimento realista “Alves Redol – Horizonte Revelado”, seguida da exibição de um documentário sobre o escritor.  A exposição debruça-se sobre a vida e obra deste escritor neo realista, e a importância deste movimento literário na luta contra a ditadura e o estado novo.

À tarde, pelas 15h30, será exibido no Centro Cultural o filme da autoria de Rui Goulart ” Nascido em Angola”, com a presença do realizador.

O filme retrata a revolução  de 1974 em Portugal que surpreendeu milhares de portugueses que viviam em Angola. Abandonados pelo poder político português e enfrentando uma  guerra civil nesse país, em poucos meses 800 mil portugueses foram forçados a fugir deixando tudo para trás naquela que foi a maior ponte aérea e marítima da história. Miguel foi um desses “retornados” ou “refugiados” que fugiram de Angola. 40 anos mais tarde ele procura e encontra outros como ele para ouvir as suas histórias. O elenco conta com João D’Ávila, Rui Goulart, Miguel Borges, Adelaide João, Professor Jaime Nogueira Pinto, General António Gonçalves Ribeiro, General Heitor Almendra, Coronel Alberto Soares, Dr. Mário Frota, Cantor Eduardo Nascimento, numa produção da Chiado Terrasse. Filmes

À noite, pelas 21h30, o grupo Feiticeiros de Horus irão protagonizar um espetáculo musical intitulado “Recordar Abril”.


Conteúdo Recomendado