Comemorações do Dia da Cidade da Guarda

No próximo dia 27 de novembro, a cidade mais alta comemora 815 anos da atribuição do foral e para assinalar a data, a autarquia promove uma série de iniciativas entre os dias 27 e 29 de novembro.

O programa de comemorações tem início no dia de aniversário com o hastear da bandeira, às 10h30. Este momento solene contará também com a participação da Banda de Famalicão da Serra e dos Bombeiros Voluntários da Guarda. Segue-se, às 10h45, a Sessão Solene na Câmara Municipal que contará com a presença do secretário de estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
O programa comemorativo prossegue durante a tarde com a inauguração do Arrelvamento Sintético do Campo de Jogos do Zambito, às 14 horas. A cerimónia de inauguração contará com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro. Logo depois, às 15 horas, terá lugar o jogo inaugural onde se disputará o Troféu de Futebol Cidade da Guarda entre as equipas Seleção da Cidade da Guarda e o Clube Desportivo Hergar Camelot (Salamanca, Espanha).
Ainda em dia de aniversário, às 18 horas, haverá lugar para a música com um concerto comemorativo da cidade pelo Conservatório de Música de S. José da Guarda, na Igreja da Misericórdia. Ao final do dia, pelas 19 horas, será ligada oficialmente, pelo senhor presidente da Câmara, a iluminação da cidade no âmbito de uma outra iniciativa: “A Cidade Natal Guarda”.

O dia termina com o espetáculo de Simone de Oliveira no Grande Auditório do TMG, às 21h30. A cantora, um dos nomes maiores da música portuguesa dos últimos 50 anos, será acompanhada em palco pelo pianista Nuno Feist, num espetáculo intimista onde serão apresentados os temas mais marcantes da sua carreira.
Já no dia seguinte, 28 de novembro e ainda no âmbito do Programa comemorativo será inaugurada, às 18 horas, na Galeria do Paço da Cultura a exposição de fotografia “Transversalidades”. Na mesma sessão, será feito o lançamento do catálogo “ Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras”.
A fechar as comemorações vai estar o espetáculo comunitário: “Guardadores”, nos dias 28 e 29, no Teatro Municipal da Guarda. Uma iniciativa que reúne coletividades e grupos do concelho sob a orientação artística do músico Fernando Mota e da atriz Cláudia Andrade. Um espetáculo que parte da história e da memória coletiva e que é apresentado no Pequeno Auditório, às 21h30.


Conteúdo Recomendado