Começa hoje a XV edição do Festival de Artes de Seia

De 6 de maio a 3 de julho a ARTIS vai estar em vários espaços da cidade, com diversos eventos de animação de rua, música, teatro e cinema.

O Município de Seia, em parceria com a Associação de Arte e Imagem de Seia, promove a 15ª edição do Festival de Artes de Seia – ARTIS, que decorre a partir de hoje, dia 6, até dia 3 de julho, na Casa Municipal da Cultura de Seia, no Posto de Turismo e em vários espaços da cidade, com diversos eventos de animação de rua, música, teatro e cinema.

A temática desta edição é centrada em «“TEMPO(S)”, tendo subjacente, a essência do meio visual, naquilo que é uma relação complexa entre aquele que se olha e aquilo que é olhado» refere uma nota de imprensa.

Depois da abertura da exposição retrospetiva de fotografia de Pedro Ribeiro, patente no Posto de Turismo de Seia, hoje, a partir das 15 horas, será inaugurada a sede da Associação de Arte e Imagem de Seia, num dos espaços do Mercado Municipal de Seia, recentemente remodelado.

Já a abertura oficial das exposições, está marcada para as 21 horas, na Casa da Cultura, com receção do grupo de teatro Senna em Palco, para uma leitura encenada. Logo de seguida, os presentes serão convidados a descer ao Cineteatro para assistir ao concerto ‘Blue Spell’, do Túlio Augusto Jazz Group, seguindo-se a cerimónia de homenagem da Associação de Arte e Imagem de Seia a Pedro Ribeiro (fotografia) e Hélder Abreu (música).

As exposições coletivas, que decorrem nas Galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia, contam com 172 obras de artes plásticas de artistas locais e outros de vários pontos do país, registando-se também a participação do Brasil. Já o foyer do Cineteatro reúne 28 obras de fotógrafos profissionais e amadores. Ao todo, são 199 trabalhos (mais 40 do que em 2016) de várias áreas artísticas e que podem ser vistas pelo público.

No dia 14 de maio, às 15 horas, decorre a 8ª edição do Festival Especial, uma iniciativa que pretende fomentar o civismo, criatividade e solidariedade, com a participação de crianças e jovens portadores de multideficiências, mostrando o seu valor e talento no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia.

A expressão dramática volta a ganhar destaque, nesta 15ª edição do ARTIS. Assim, o X Motin – Mostra de Teatro Infantojuvenil, que decorre de 15 a 20 de maio, inicia com a atuação do Grupo Senna em Palco, prossegue com os espetáculos promovidos pelos grupos de teatro das escolas do concelho, encerrando com a apresentação da peça “Osso”, de Rui Zink, pelo Teatro Calafrio (Guarda).

No decorrer do festival estão ainda programadas ações como o Color Run pelas ruas da cidade, promovido pela Casa do Povo de Seia, a apresentação do livro ‘Confissões’, de Ana Santos, uma sessão de poesia, a exibição do exercício final do curso de teatro da Casa da Cultura, para além da ‘Residência artística’, promovida pela Academia Portuguesa de Bandas, o trabalho musical – ‘Vozes em meia ponte’ – de Ana Carina Reis e coreografia de Vanessa Silva e o concerto ‘Tejopará: rios que cantam’, por Andrezza Santos (Brasil), além do já aludido concerto de abertura ‘Blue Spell’, de Túlio Augusto Jazz Group.

De modo a criar uma espécie de roteiro cultural na cidade, o programa contempla ações de animação de rua, uma exposição dos alunos de artes da Escola Secundária de Seia, acessível de 16 Junho a 3 de Julho, na Galeria de Exposições temporárias do Posto de Turismo de Seia, destacando-se ainda o ciclo de cinema InTEMPOralidade(s), promovido pela Núcleo Cinéfilo de Seia – 7.ª Sena, com exibição de 4 filmes: Neruda, de Pablo Larraín; Paula Rego, Histórias e Segredos, de Nick Willing; David Lynch: the art life, de Jon Nguyen, Olivia Neergaard-holm, Rick Barnes e Gimme Danger, de Jim Jarmusch.


Conteúdo Recomendado