Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere abre em março

A abertura do Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, em Manteigas, deverá acontecer no dia 4 de março, Dia do Concelho. De acordo com informação avançada no último Boletim Municipal, o equipamento está praticamente concluído, nomeadamente «o processo de organização dos conteúdos interativos e multimédia». O Boletim adianta também que «a principal atração do […]

A abertura do Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, em Manteigas, deverá acontecer no dia 4 de março, Dia do Concelho.
De acordo com informação avançada no último Boletim Municipal, o equipamento está praticamente concluído, nomeadamente «o processo de organização dos conteúdos interativos e multimédia». O Boletim adianta também que «a principal atração do Centro Interpretativo será um simulador que recria uma viagem de balão/dirigível ao longo do Vale Glaciar do Zêzere. Um passeio onde o visitante se deslocará virtualmente sobre a área, património natural, com uma extensão de 13 quilómetros, com pontuais recuos no tempo, saltos de milhares de anos, para, com o recurso a representações três dimensões, melhor se compreender o fenómeno de glaciação». É referido que «o Centro Interpretativo contará ainda com duas janelas para Manteigas (presente e passado), quadros interativos sobre a fauna e flora predominantes no Vale, um módulo sobre os percursos pedestres e a narração de uma história relacionada com a atividade florestal (antiga Casa do Guarda florestal) num cenário criado em torno da lareira existente no edifício». A autarquia acredita que «será fácil perceber que valeu a pena o investimento, a espera e a aposta em dotar Manteigas de um equipamento único na região e que funcionará como excelente meio de captação de visitantes e de divulgação do território e suas potencialidades». Depois da implementação de todo o equipamento haverá uma fase de testes, para que tudo esteja a funcionar, devidamente, na altura da abertura ao público.

Conteúdo Recomendado