Centro da Guarda só acessível a veículos com tração total ou com correntes de neve

A situação levou ao cancelamento das aulas nas escolas do município durante o período da manhã. E vão manter-se suspensas durante a tarde.A Proteção Civil aconselha que o acesso ao centro da cidade da Guarda, devido ao gelo e à neve, só seja feito por veículos com tração total ou equipados com correntes de neve. […]

A situação levou ao cancelamento das aulas nas escolas do município durante o período da manhã. E vão manter-se suspensas durante a tarde.A Proteção Civil aconselha que o acesso ao centro da cidade da Guarda, devido ao gelo e à neve, só seja feito por veículos com tração total ou equipados com correntes de neve. “Quem não tiver jipe ou correntes, é aconselhável não andar no centro da cidade, porque há ruas que estão com o piso muito escorregadio”, disse à agência Lusa o coordenador do serviço Municipal de Proteção Civil. Segundo Eduardo Matas, a proteção civil tem equipas no terreno que procedem ao espalhamento de sal, mas as baixas temperaturas registadas durante a noite levaram a que a neve gelasse, causando complicações na circulação automóvel e pedonal. A situação levou ao cancelamento das aulas nas escolas do município durante o período da manhã, sendo apenas retomadas à tarde se forem registadas melhorias no estado do tempo, dado que está prevista a queda de chuva.
“Em princípio, o pior já terá passado”, admitiu Eduardo Matas, indicando que na cidade também se regista “uma ligeira subida da temperatura”. A proteção civil aconselha os automobilistas a acederem à cidade pela VICEG – Via de Cintura Externa da Guarda e Avenida Rainha D. Amélia, estacionando os automóveis e deslocando-se depois a pé. “Só quem tiver correntes ou tração total [nas viaturas] é que deve arriscar meter-se na parte mais alta da cidade”, alertou. Eduardo Matas apela mesmo aos habitantes da região para evitarem deslocar-se ao centro da Guarda, fazendo-o só em caso de “necessidade absoluta”. Quem andar a pé deve “calçar uma meia velha e grossa por cima do sapato ou então munir-se de calçado apropriado”. O responsável lembrou que a situação mais complicada registou-se no final do dia de terça-feira quando ocorreu um forte episódio de queda de neve que levou as autoridades, por precaução, a encaminhar as ambulâncias que se dirigiam para o Hospital da Guarda para as unidades de Viseu e da Covilhã. Devido ao gelo e à neve têm sido registados alguns acidentes rodoviários, mas “só chapa batida, nada de danos pessoais”, disse o coordenador do serviço Municipal de Proteção Civil.


Conteúdo Recomendado