Catarina Carvalho e Rita Rainho brilham na Serra da Estrela

Catarina Carvalho e Rita Rainho juntam títulos de slalom gigante e slopestyle aos de slalom e boardercross.

Catarina Carvalho venceu este domingo o Campeonato Nacional de slalom gigante, em esqui alpino, enquanto Rita Rainho conquistou a prova de slopestyle, de snowboard.

A esquiadora, que há três semanas tinha revalidado o título em slalom, disciplina mais técnica, com menor distância entre portas, venceu no slalom gigante com margem folgada, fazendo menos nove segundos do que a segunda classificada, Diana Batista. Marta Carvalho foi terceira na competição disputada na Estância da Serra da Estrela.

A prova masculina foi bastante disputada e entre Manuel Ramos, Lourenço Simões e o terceiro, José Soares, a diferença à chegada à meta foi inferior a um segundo.

Rita Rainho venceu a 11 de março o campeonato nacional de boardercross, juntando-lhe este domingo o de slopestyle, prova mais técnica, com manobras. Bárbara Almeida e Diana Gabão completaram o pódio.

Na competição masculina, Mateus Morais foi o melhor pontuado pelo júri, no conjunto do melhor das duas mangas. Robinson Weiske foi segundo e Mike Cruz, campeão de boardercross, o terceiro.

As duas provas, previstas para 12 de março, foram adiadas devido às condições meteorológicas adversas, mas Pedro Farromba, presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), considera que foi um mal que veio por bem, já que as duas competições decorreram em “condições excelentes”.

“Valeu a pena esperar, porque esteve um dia fantástico, com condições excelentes. Tivemos durante a manhã neve dura, como se quer, para ganhar velocidade, e mais tarde uma neve mais mole, para o slopestyle”, realça o presidente da federação, que faz um “balanço muito positivo” dos campeonatos nacionais de esqui alpino e de snowboard, que terminaram este domingo.


Conteúdo Recomendado