Carlos Rodrigues confirmado como presidente da ULS da Guarda

http://www.aripa.pt/?id_page=2

O Conselho de Ministros aprovou hoje a nomeação de Carlos Rodrigues para presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda.

O atual presidente, Vasco Lino, deixa desta forma as funções. O comunidado do Conselho de Ministros diz que são reconduzidos três dos atuais elementos, confirmando-se assim também a informação avançada pela Rádio Altitude há vinte dias: mantêm-se a vogal Flora Moura, o enfermeiro diretor João Marques e o diretor clínico de cuidados primários Gil Barreiros, que passará a acumular as funções com a direção clínica hospitalar, até agora desempenhada por Fernanda Maçoas. A médica vê, assim, aceite o pedido de demissão que apresentou no início do verão passado.

Carlos Rodrigues tem 63 anos, é natural das Caldas da Rainha e vive atualmente em Lisboa.

É doutorado em gestão pelo ISCTE, com especializações em gestão pública, gestão empresarial e organização de recursos humanos.

Teve longa carreira na administração pública, onde iniciou funções de dirigente em 1993 como subdiretor de Agricultura do Ribatejo e Oeste, cargo que ocupou até à mudança de governo, em 1995. O atual presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro era, nessa altura, secretário de Estado da Agricultura, no executivo presidido por Cavaco Silva.

A proximidade de Carlos Rodrigues a Álvaro Amaro prosseguiu no campo académico. Foram ambos autores de um estudo sobre  «A emergência do Estado Relacional e a necessidade de uma nova gestão pública», publicado numa revista da Universidade Independente (onde o agora autarca da Guarda foi professor e dirigiu o curso de Administração Regional e Autárquica).

Depois de uma passagem pela direção de recursos humanos da empresa Lactogal, no Porto, Carlos Rodrigues voltaria a funções públicas em 1997, como assessor na Fundação para a Ciência e Tecnologia. Em 1999 foi nomeado, pelo ministério da Cultura do governo de António Guterres, vice-presidente do Instituto do Cinema, do Audiovisual e Multimédia.

Nova mudança de governo ditou a saída, em 2002, mas com Pedro Santana Lopes como primeiro-ministro Carlos Rodrigues seria chamado às funções de chefe de gabinete do secretário de Estado da Agricultura.

No governo de José Sócrates a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, nomeou-o, em 2005, subdiretor-geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

É professor universitário desde 1998, em áreas tão diversas como o marketing público, a gestão autárquica, o desenvolvimento regional e a gestão de organizações.

É presentemente coordenador da licenciatura de Gestão em Saúde na Universidade Atlântica, em Lisboa.


Conteúdo Recomendado